Assistidos e autoridades agradecem e elogiam Programa Itinerante da DPE-PB

Nos municípios de várias regiões do estado que a Defensoria Itinerante vem percorrendo, a receptividade e a satisfação não externadas não só pelos assistidos, que não têm condições de pagar a um advogado para ter acesso aos mais elementares direito, mas também, por presidentes de Câmara e prefeitos.

Alguns, a exemplo do prefeito de Camalaú, Sandro Môco, fazem questão de gravar vídeo, destacando o alcance da iniciativa da DPE-PB, no caso, sobretudo pelo fato de evitar o deslocamento de pessoas carentes para outros centros, como Monteiro e Campina Grande, em busca da resolução de problemas jurídicos.“É um trabalho de suma importância para a comunidade, que ganha ainda mais valor pelos conhecimentos e orientações prestados nos atendimentos”, concluiu.

Interesse de outros municípios

A eficiência do Programa também chama a atenção de outros municípios aos quais a Unidade Móvel ainda não se instalou. Foi o caso de Livramento, onde o vereador-presidente da Câmara Municipal de Maturéia, Aprigio Firmino, esteve para conhecer o funcionamento, como também, solicitar a prestação de serviços para a sua cidade.

Durante essa nova itinerância, que teve início no último dia 1°, por Ingá e vai até sábado (24), em Alcantil, alguns casos dimensionam bem o significado do Programa para essas pessoas. Foi graças a ele que a agricultora Claudete de Freitas Silva, que há anos desejava tirar a certidão de nascimento de uma filha, resolveu o seu problema.

Em Monteiro, acompanhado da mãe, Geovane José Júnior de Oliveira, aproveitou a oportunidade para resolver dois problemas: a certidão de óbito de uma tia recém-falecida e elaboração de uma procuração para cuidar do viúvo, idoso. “Fui muito bem atendido, com agilidade e só tenho a elogiar o Programa, pelo acesso que nos facilita”, afirmou.

Dever e satisfação

Por sua vez, o defensor público e coordenador Durval Oliveira, lembrou que tudo isso só está sendo possível, graças ao integral empenho, organização e iniciativa do defensor público-geral Ricardo Barros.
“Muitos são os desafios, mas o dever de prestar assistência jurídica gratuita aos que mais precisam, é uma satisfação para os que fazem parte da Defensoria Pública Itinerante”, declarou.

Além dele, a equipe é composta por 11 pessoas: três advogados assistentes (Newton Soares, Maria da Glória, Isabella Navarro), três auxiliares administrativos Iranildo, Janaína e Ednaldo, um condutor do Caminhão Escritório, Ari, um técnico em elétrica e informática, Adelmar e um condutor da Van, Manoel, que transporta a equipe.

Essas pessoas são as responsáveis em atender através da unidade móvel, a população onde há ausência de defensor público ou onde estes precisem de apoio.

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.