Inspeções realizadas em presídios é tema de reunião entre Defensoria Pública e SEAP

Por: Larissa Claro – Publicado em: 21.08.2022

As defensoras públicas Waldelita Cunha, coordenadora Administrativa de Execução Penal e Acompanhamento aos (as) Defensores (as) Públicos (as) nos Estabelecimentos Penais (CAEP), e Iara Bonazzoli, coordenadora de Atendimento da Execução Penal e Estabelecimentos Penais (CAEPEP), foram recebidas no último dia 9 de agosto pelo titular da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, João Alves de Albuquerque, para tratar das inspeções realizadas pela Defensoria Pública do Estado (DPE-PB) em presídios da Paraíba.

As inspeções foram realizadas pelas coordenadorias da DPE no período de 7 de julho a 30 de setembro de 2021, com o objetivo de avaliar as condições de privação de liberdade das pessoas custodiadas pelo Estado. De 69 estabelecimentos penais ativos da Paraíba, 58 foram inspecionados. O resultado foi encaminhado ao então secretário da SEAP, Sérgio Fonseca.

“Houve uma transição na gestão da Seap e por isso solicitamos uma reunião com o novo secretário para tratar o assunto que foi iniciado com o seu antecessor. Saímos da reunião otimistas, diante da seriedade com a qual o secretário João Alves está tratando os pedidos de providências, avaliou a defensora Waldelita Cunha.

INSPEÇÕES – Durante as visitas de inspeções foram avaliadas a infraestrutura das unidades penais, os insumos básicos disponibilizados às pessoas internadas e a qualidade assistencial, por meio da visita de todos os espaços de aprisionamento, bem como a parte externa dos estabelecimentos, as dependências da cozinha e almoxarifado. Além da observação direta dos espaços e situações foi utilizado o contato direto com os servidores e com as pessoas em situação de privação de liberdade que se faziam presentes.

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.