Por: Larissa Claro – Publicado em: 15.08.2022
Será lançado durante o 1º Encontro da Defensoria Pública da Paraíba, no próximo dia 26 de agosto, o Ambiente Virtual de Aprendizagem e Compartilhamento de Dados (AVA). A plataforma de trabalho foi desenvolvida pelo Setor de Tecnologia da Informação da DPE-PB a pedido da Escola Superior com o objetivo de qualificar e uniformizar o trabalho da Defensoria Pública. Outra novidade da programação do Encontro é uma homenagem aos defensores públicos que se despedem da instituição este ano.
v“A homenagem é uma iniciativa da Escola Superior em parceria com a Associação Paraibana de Defensoras e Defensores Públicos (APDP) para reconhecer o trabalho dos colegas que dedicaram tantos anos da sua vida à Instituição, mas que terão que deixar os nossos quadros por força da aposentadoria compulsória. Então, a gente faz questão de reconhecer o empenho e a dedicação dos colegas que ajudaram a tornar a Defensoria Pública a instituição que é hoje: forte e altiva”, ressaltou a diretora da Escola Superior, a defensora Monaliza Montinegro.
Já o AVA, explica Monaliza, vai reunir em uma única plataforma de trabalho modelos de peças, arquivos de artigos, jurisprudência e cursos que possam contribuir para o trabalho das pessoas que integram a instituição em qualquer núcleo de atuação. “Tudo isso inteiramente pesquisável, distribuídos em filtros das áreas do Direito atendidas pela Defensoria da Paraíba, com download imediato e possibilidade de classificação. O objetivo é fornecer mecanismos para uniformizar o trabalho da Defensoria Pública e facilitar um trabalho de excelência aos nossos assistidos”, acrescentou.
ENCONTRO – O 1º Encontro da Defensoria Pública do Estado vai acontecer das 8h às 13h, no auditório do Liv Mall, localizado na Av. Governador Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra).
O evento terá a participação dos desembargadores Marcelo Semer (TJSP) e Joás de Brito Pereira (TJPB), do professor Dr. Gustavo Batista, da presidente da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Rivana Ricarte, e da defensora pública do Rio Grande do Norte, Lydiana Ferreira.
A Corregedoria da DPE chegou a emitir uma Recomendação sobre a participação dos defensores no evento, ressaltando que o merecimento do defensor público leva em conta, dentre outros fatores, o aprimoramento da cultura jurídica por meio de cursos especializados, publicação de livros, teses, estudos e artigos, bem como obtenção de prêmios, relacionados com a atividade funcional.