Empresa do RS será responsável pela eleição eletrônica do Conselho Superior

Por: Larissa Claro – Publicado em: 15.08.2022

 

A plataforma Eleja Online foi contratada pela Defensoria Pública do Estado da Paraíba para realizar a eleição eletrônica, no próximo dia 26, que escolherá os membros do Conselho Superior no Biênio 2022/2024. A contratada já prestou serviços à DPE-PB em 2020, com resultado satisfatório e sem nenhuma intercorrência. A eleição do Conselho será no formato híbrido, possibilitando aos defensores públicos escolher entre o voto presencial, na Sede  Administrativa da DPE, ou online/remoto.

O sistema, garante a empresa do Rio Grande do Sul, é seguro e auditável, com soluções diferenciadas que facilitam o processo de votação. A Eleja Online possui larga e comprovada experiência, tendo prestado serviço para diversos segmentos a nível nacional, além de satisfazer as exigências do edital da Defensoria Pública.

Para o DPG Ricardo Barros, a eleição remota facilitará a participação de todos os defensores, sobretudo aqueles que residem em outras regiões do estado. Lembra que o voto é obrigatório para todos os membros da DPE em atividade. “Com a opção do voto eletrônico, os defensores não precisarão se deslocar das suas comarcas para participar da eleição, que é obrigatória. A tecnologia tornou esse processo mais prático, mais cômodo e mais democrático”, ressaltou o DPG.

O Conselho aprovou a modalidade de voto eletrônico pela primeira vez em 2020, durante o período de distanciamento social provocado pela pandemia. O modelo deu tão certo com a participação de 2/3 do eleitorado, que foi mais uma vez adotado na eleição deste ano.

Os defensores públicos terão prazo de até 48 horas antes da eleição para informar se desejam a opção eletrônica/remota à Comissão Eleitoral. O formulário (anexo II) está disponível no site oficial da Defensoria Pública e o e-mail para envio do formulário preenchido é eleicaoconselho2022@defensoria.pb.def.br.

Os defensores que não informarem sua opção pela votação eletrônica/remota no prazo estabelecido, votarão através do sistema presencial físico.

Mais notícias