Por: Larissa Claro – Publicado em: 03.08.2022
O Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Paraíba reconduziu nesta quarta-feira (3) a assistente social Maria do Céu Palmeira para o cargo de ouvidora-geral da instituição. A escolha se deu entre a atual ouvidora e o advogado Agnes Pauli Pontes de Aquino. A escolha pela recondução de Céu Palmeira foi unânime e aconteceu durante a 110ª Sessão Ordinária do Conselho Superior. Ela assumirá a Ouvidora-Geral da DPE-PB durante o biênio 2022/2024. A posse, de acordo com o edital, deve acontecer em até 15 dias.
Embora três candidatos pudessem ser indicados ao Conselho Superior, apenas dois obtiveram votos durante a eleição da lista tríplice pela sociedade civil. Eles tiveram a oportunidade de defender a sua candidatura perante os membros do Conselho, que votaram em seguida.
Maria do Céu é assistente social, militante dos direitos humanos, mediadora e conciliadora judicial e pós-graduanda em Métodos Adequados de Solução de Conflitos. Ela é a atual ouvidora da instituição e foi indicada ao cargo por quatro entidades da sociedade civil, além de receber notas de apoio de várias entidades, como o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol), e diversas entidades que fazem parte da rede de proteção às pessoas em vulnerabilidade social, a exemplo de pastorais e projetos sociais.
Antes de ocupar o cargo de ouvidora, Ceu Palmeira foi servidora da Defensoria Pública do Estado, tendo atuado no Núcleo de Direitos Humanos e da Cidadania (Necid), na Câmara de Conciliação e Mediação e na Corregedoria Geral da instituição.
OUVIDORIA GERAL – O órgão coordenado pelo ouvidor geral é o elo de comunicação entre a população assistida, os movimentos sociais e a instituição. Recebe os elogios, sugestões, críticas, solicitações, reclamações, denúncias e pedidos de informação, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados e faz articulação comunitária com intuito de promover os serviços e difundir a instituição.