Por: Cândido Nóbrega – Publicado em: 19.07.2022
Cooperação evitará deslocamentos de até 80 Km a beneficiários
O atendimento à população carente da cidade de Uiraúna pela Defensoria Pública da Paraíba não sofrerá solução de continuidade, graças a um Termo de Cooperação Técnica firmado na tarde desta terça-feira (19) entre o defensor público-geral Ricardo Barros e a prefeita Maria Sulene Dantas Sarmento.
A parceria prevê a destinação de uma sala pela edilidade, enquanto às DPE-PB caberá acompanhar e gerenciar os trabalhos a serem desenvolvidos, disponibilizar meios operacionais e instrumental para o seu bom desempenho, através dos demais equipamentos próprios em face da excepcionalidade do serviço.
“Na prática, isso evitará que os nossos assistidos se desloquem aproximadamente 80 Km para buscar um atendimento, saindo da comarca de Uiraúna (desinstalada pelo Tribunal de Justiça) para a Comarca de Sousa (a qual foi agregada). Agradecemos a sensibilidade da prefeita Maria Sulene em contribuir para a solução desse problema. Quem ganha são as pessoas pobres na forma da lei”, afirmou o DPG Ricardo Barros.
Por sua vez, a prefeita Maria Sulene lembrou que após a perda da Comarca, Uiraúna ficou desamparada, daí a importância dessa cooperação para a população. Ela afirmou que o espaço físico destinado à DPE-PB será na Casa do Empreendedor, mas que até o final do próximo mês de outubro, será no novo centro administrativo.
O encontro contou ainda com a participação da subdefensora pública-geral institucional Madalena Abrantes, do subdefensor público-geral administrativo Gerardo Rabello e do procurador-geral do município de Uiraúna, Francisco Abrantes.