Por: Larissa Claro – Publicado em: 07.07.2022
A Defensoria Pública do Estado da Paraíba, por meio do Núcleo Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM), firmou uma parceria com a Coordenação de Saúde Mental do Estado, ligada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), que possibilitará atendimento multidisciplinar a mulheres atendidas pela DPE-PB que vivenciam algum contexto de violência de gênero.
A segunda reunião que tratou dos termos dessa parceria aconteceu nesta quarta-feira (6), na Sede Administrativa da DPE. A defensora pública coordenadora do NUDEM, Raíssa Palitot, recebeu a psicóloga Mariana Patrícia da Silva, que representou a gerente operacional de Atenção Psicossocial da SES, Iaciara Alcântara, a nutricionista Camila Pacheco da Silva, a enfermeira Nathália Karla da Conceição Cavalcanti e a assistente social Janaína Gomes Lisboa. As profissionais integram a equipe multidisciplinar da SES.
A primeira reunião aconteceu no dia 24 de maio, com as presenças de Raíssa Palitot, Iaciara Alcântara e a psicóloga Vanilda Luna, coodenadora do projeto A-colher, que também é desenvolvido pelo NUDEM e realiza atendimento psicológico voluntário a mulheres vítimas de violência.
A partir da união dos dois órgãos, as mulheres que chegarem ao NUDEM, em especial as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, serão atendidas por uma equipe multidisciplinar da SES, em encontros mensais que ocorrerão na Sede da Defensoria. O deslocamento das mulheres será feito pela Defensoria Pública, considerando que a maioria das mulheres que procuram à DPE é hipossuficiente.
“Essas mulheres já são acompanhadas pelas psicólogas do Projeto A-colher e essa parceria vem para potencializar o acesso dessas mulheres a outros direitos e serviços fornecidos pelas redes estaduais de saúde, assistência social, entre outras”, ressaltou a defensora Raissa Palitot. A participação é voluntária e não-obrigatória.