DOE publica Lei Complementar Nº 175, que cria o quadro de pessoal da DPE

Por: Larissa Claro – Publicado em: 03.06.2022

 

O Diário Oficial do Estado publicou nesta sexta-feira (3) a Lei Complementar Nº 175, de 2 de junho de 2022, que dispõe sobre o quadro de pessoal e institui o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores da Defensoria Pública. A lei representa uma conquista histórica para os servidores, sobretudo para aqueles que chegaram na instituição há mais de 35 anos, quando foi instituída a Procuradoria Geral da Assistência Judiciária, órgão que antecedeu a Defensoria Pública.

Com a sanção do governador João Azevêdo, a Defensoria Pública poderá regularizar a situação desses servidores efetivos – que faziam parte da estrutura do Poder Executivo Estadual – que foram lotados e relotados na Defensoria Pública até a data da publicação da Emenda Constitucional 80, de 4 de junho de 2014. Além disso, abre-se a possibilidade de realização de concurso público para estruturação dos serviços auxiliares da DPE-PB.

O defensor público-geral da Paraíba, Ricardo Barros, ressaltou que a instituição como um todo está em festa. “Essa é uma conquista coletiva, de todos nós. Particularmente, uma das minhas maiores satisfações é quando me proponho a contribuir com um projeto tão relevante como esse e Deus permite que seja realizado. Quero agradecer a todos que participaram dessa construção e parabenizar os servidores da Defensoria Pública, que não deixaram de acreditar”, celebrou o DPG. Ricardo acrescentou, ainda, um agradecimento especial ao governador João Azêvedo, pela sensibilidade em acolher as demandas da instituição, e ao presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, pelos esforços na aprovação da matéria.

A subdefensora Madalena Abrantes também comemorou a sanção da lei. “Hoje a Defensoria Pública da Paraíba dá mais um passo largo. É mais um grande feito dessa gestão. Parabéns a todos que contribuíram com essa conquista. Foram dias de muita luta, coragem e principalmente fé em Deus para, enfim, comemorarmos essa vitória!”, disse.

O texto da Lei Complementar Nº 175 foi desenvolvido a várias mãos por defensores e servidores da instituição. Em essência, o lei prevê a estruturação dos serviços de provimento efetivo em dois grupos de cargos, distribuídos nas carreiras de Analista e Técnico, como também a redistribuição de cargos para a Defensoria Pública, ocupados por servidores efetivos com vínculo originário do Poder Executivo Estadual.

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.