Sala da DPE no Fórum Cível ganha o nome da defensora Eliane Albuquerque

Por: Larissa Claro – Publicado em: 02.06.2022

 

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) e o Fórum Cível Desembargador Mário Moacyr Porto prestaram uma justa homenagem à defensora pública Maria Eliane Alexandre de Albuquerque, falecida em julho de 2021. A sala da Defensoria no atrium do fórum, onde é feito o atendimento aos jurisdicionados com processos nas varas cíveis da capital, recebeu o nome da defensora pública esta semana, dois anos após sua inauguração.

De acordo com o defensor público-geral da Paraíba, Ricardo Barros, a direção do fórum disponibilizou a sala para o atendimento da Defensoria Pública após solicitação feita por Eliane, que atuava na 11ª Vara Cível.

“Nada mais justo do que homenagear nossa colega, que tanto lutou por um atendimento digno aos jurisdicionados dentro do fórum. A sugestão partiu das colegas defensoras que trabalhavam com ela no respectivo fórum e nós levamos ao juiz Herbert Lisboa, que acatou imediatamente o pedido. Infelizmente, por causa da pandemia, Eliane usufruiu pouco do espaço que ela ajudou a conquistar, mas a partir de agora ela estará sempre presente”, disse Ricardo.

Antes da sala, o atendimento ao assistido com processo na área cível acontecia nos corredores do fórum, sem nenhuma estrutura. Atualmente, a sala dá suporte não só às 17 Varas Cíveis, como também a Vara de Sucessão e a Vara de Feitos Especiais.

Eliane Albuquerque entrou na Defensoria Pública em 1986, quando o órgão ainda se chamava Procuradoria Geral da Assistência Judiciária. Ela foi defensora pública por 35 anos.

Mais notícias