Por: Larissa Claro – Publicado em: 19.05.2022
A Defensoria Pública do Estado da Paraíba homenageará no próximo dia 20 de maio, a partir das 19h30, cinco personalidades paraibanas com a outorga da Medalha Defensor Público Airton Cordeiro. As comendas serão entregues durante o jantar de celebração pelo Dia do Defensor e da Defensora Pública, no Restaurante Maréa, no Bessa. O evento é oferecido pela DPE-PB e pela Associação Paraibana de Defensores Públicos (APDP) aos defensores públicos ativos e aposentados.
Os nomes dos homenageados foram aprovados pelo Conselho Superior da DPE e indicados pela excepcional contribuição para o engrandecimento da Instituição e defesa das suas prerrogativas.
Receberão a Medalha Airton Cordeiro o governador do estado, João Azevedo, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino, o desembargador Joás de Brito Pereira Filho, o procurador do Trabalho Eduardo Varandas Araruna e o defensor público Carlos Roberto Barbosa.
O defensor público-geral da Paraíba, Ricardo Barros, ressalta que todos eles contribuíram de forma incomensurável para o crescimento e o fortalecimento da instituição. O governador foi responsável pela restauração do orçamento da Defensoria Pública, que durante anos sofreu contingenciamentos do Poder Executivo, além de respeitar a instituição e olhar para a Defensoria com igualdade em relação às demais instituições.
O presidente da ALPB foi responsável pela intermediação com os parlamentares na aprovação de matérias importantes, como a atualização da lei de regência da Defensoria, o reajuste da categoria e a criação do PCCR dos servidores. Já o desembargador Joás de Brito deu casa à Defensoria Pública quando permitiu a publicação dos atos da instituição no Diário da Justiça Eletrônico, além de apoiar a instituição na nomeação dos defensores aprovados no primeiro concurso da DPE.
O procurador Eduardo Varandas aprovou, no âmbito do Ministério Público do Trabalho, convênios com a Defensoria Pública que possibilitaram a destinação de recursos de multas aplicadas pelo órgão para a melhoria das instalações da Sede da Defensoria. Já o defensor Carlos Roberto será agraciado com a Medalha pela dedicação máxima à Defensoria Pública, sobretudo ao relevante trabalho que faz no Tribunal do Júri.
MEDALHA – A comenda Defensor Público Airton Cordeiro foi criada a partir da Resolução 009, de 21 de outubro de 2013, e tem a forma de uma medalha, acompanhada por diploma e botoadeira.