Documentos e Legislação

Legislação:

A Lei Complementar Estadual Nº 104/2012 dispõe sobre a organização e estrutura orgânica da Defensoria Pública do Estado da Paraíba, institui o regime jurídico da carreira de Defensor Público do Estado,e dá outras providências.

A Ouvidoria Geral externa, no estado da Paraíba, foi instituída no ano de 2015, pela Lei Estadual 10.547/2015.

A Lei complementar Federal no 80/94, alterada pela Lei Complementar Federal 132/2009, estabelece que a ouvidoria geral da Defensoria Pública deve ser escolhida por meio de um procedimento democrático.

A Resolução N° 133/2024-DPPB/CS dispõe sobre o processo de escolha e de composição da lista tríplice para o cargo de Ouvidor Geral da Defensoria Pública do Estado da Paraíba, para o biênio 2024/2026.

Documentos:

Planejamento de Gestão:

EIXO 01
INSTITUCIONAL:
Ampliar os canais de comunicação da DPE-PB com a sociedade civil; fortalecer e ampliar as articulações da Ouvidoria junto a Diretorias e Setores da DPE-PB; participar com assiduidade do Conselho Superior da DPE-PB; contribuir com as articulações em prol da ampliação do orçamento da DPE-PB.

EIXO 02

OUVIDORIA, DEFENSORES PÚBLICOS E ESTAGIÁRIOS TECENDO REDES JUNTOS:
Contribuir com a melhoria dos serviços prestados pela DPE-PB a partir do diálogo entre a Ouvidoria e os (as) defensores(as) públicos (as), servidores (as) e estagiários (as).

EIXO 3

FORTALECIMENTO DOS DIREITOS DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS E POVOS DE RELIGIÃO DE MATRIZES AFRICANAS:
Contribuir com a aproximação e atendimento das demandas das comunidades de povos tradicionais (indígenas, ciganos, quilombolas) e de religiões de matrizes africanas com a Defensoria Pública.

EIXO 04

ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DE GÊNERO E LGBTQIAP+:
Construir canais de diálogo e fomentos de políticas públicas para o enfrentamento da violência contra a população LGBTQIAPN+ e também para o seu empoderamento.

EIXO 5

ENFRENTAMENTO AO RACISMO INSTITUCIONAL E A VIOLÊNCIA CONTRA A JUVENTUDE NEGRA:
Fomentar ações de enfrentamento à violência contra a mulher e fortalecimento da sua autonomia.

EIXO 6

POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS:
Articular ações que possam contribuir com a garantia dos direitos e demandas da primeira infância, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, população em situação de rua e pessoas idosas.

EIXO 7

PROMOVER AÇÕES CONTRA AS VIOLAÇÕES DE DIREITOS NO SISTEMA PRISIONAL:
Buscar parceria e estratégia para o fortalecimento dos direitos da população em privação de liberdade e de sua família.

EIXO 8

REDE DE ARTICULAÇÃO COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS:
Construir as ações articuladas com os diversos movimentos sociais do Estado da Paraíba, a partir das demandas apresentadas à Ouvidoria.

EIXO 9
DIREITO À MORADIA, AO CAMPO E À CIDADE:
Promover seminários e reuniões, na perspectiva da democratização do espaço urbano , do campo e preservação do meio ambiente.

EIXO 10
FÓRUM DE OUVIDORIAS DO ESTADO DA PARAÍBA (FOPO):
Integração com o Fórum de Ouvidorias do Estado da Paraíba (Fopo): DPE-PB, MPPB, OAB, Ouvidoria Geral do Estado, TCE, TJ, Justiça Eleitoral, TRT, da Assembleia Legislativa da Paraíba, bem como ressaltar a importância dos trabalhos desenvolvidos para o fortalecimento da gestão pública.

EIXO 11
CONSELHO NACIONAL DE OUVIDORIAS DE DEFENSORIAS PÚBLICAS:
Integração com as Ouvidorias Externas; contribuir com a política nacional do Conselho de Ouvidoria de Defensorias; contribuir para implantação das Ouvidorias Externas nas Defensorias Estaduais; desempenhar a função de Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres no âmbito do Conselho Nacional.

 

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.