População da Zona Sul de JP tem opção de atendimento presencial na DPE

Por: Larissa Claro e Raisa Guglielmi* – Publicado em: 23.10.2020

 

Dando seguimento a reabertura gradual dos serviços presenciais da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), a população da Zona Sul de João Pessoa com dificuldade de acesso às novas tecnologias agora conta com a opção de atendimento presencial. Os atendimentos são limitados a 20 fichas por dia e três dias da semana: segundas e quartas-feiras, das 13h às 17h, e sextas-feiras, das 8h às 12h. Excepcionalmente na próxima semana, os atendimentos acontecerão na terça (27) e quarta (28).

Em razão do fechamento do Fórum Regional de Mangabeira – local onde a DPE atende a população da Zona Sul – os assistidos devem se dirigir à Sede Administrativa da DPE-PB, no bairro de Tambiá.

“É importante ressaltar que o atendimento remoto por Chat, disponível no site da Defensoria (www.defensoria.pb.def.br), permanece acontecendo e é o caminho mais indicado para a população acessar a Defensoria neste momento de pandemia. O atendimento presencial é destinado àqueles que têm dificuldade com a ferramenta”, explicou o defensor público coordenador do Núcleo da DPE no Fórum de Mangabeira, João Gaudêncio.

Podem ser atendidas na Sede da DPE as pessoas que residem nos seguintes bairros: Água Fria, Anatólia, Bancários, Barra de Gramame, Cidade dos Colibris, Costa do Sol, Cuiá, Ernesto Geisel, Funcionários II, III e IV, Grotão, Jardim Cidade Universitária, Jardim São Paulo, João Paulo II, José Américo, Mangabeira, Muçumagro, Paratibe, Penha, Planalto da Boa Esperança e Valentina.

É o caso de Aline Avelino, que mora em Mangabeira e veio à Sede nesta última quarta (21) para resolver questões ligada a guarda da filha. “Me atenderam super bem, as meninas foram rápidas e já encaminharam meu processo. Só vou aguardar agora. Estou satisfeita!”, disse.

Para Ingrid Ramoniery, que mora no mesmo bairro, o diferencial foi aguardar em um local espaçoso e com poucas pessoas, sentindo-se mais segura para ser atendida. “Aqui todo mundo respeita o distanciamento e o atendimento foi muito tranquilo, rápido e com qualidade”, elogiou.

A população que reside nos demais bairros de João Pessoa e que é atendida pelo Núcleo Regional de Atendimento, no Centro da cidade (antiga Faculdade de Direito), continua acessando os serviços da DPE exclusivamente por chat online e telefone (lista disponível no site da DPE).

PROTOCOLO DE SEGURANÇA –
 Seguindo os protocolos e orientações sanitárias contra a Covid-19, a sala destinada ao atendimento presencial na Sede está dividida em duas partes para evitar aglomerações: uma voltada para o juizado e outra para a movimentação de processo.  Quando chegam à sede, os assistidos são acomodados em uma sala de espera adaptada no hall de entrada do prédio, com ventilação natural e mantendo o distanciamento. O uso de máscara é obrigatório.

PRIORIDADE 
– Embora o atendimento esteja liberado a todos os assistidos, a prioridade de atendimento é para casos urgentes e idosos. As principais demandas nesse momento são de alimentos, guarda e curatela.

CHAT ONLINE –
 O atendimento pelo chat continua ocorrendo de segunda a quinta das 8h às 17h e às sextas-feiras das 8h às 12h. No chat, o assistido pode consultar processos, obter orientações jurídicas e sobre a documentação necessária para dar entrada em ações, além de conseguir informações sobre os contatos de membros e departamentos da Defensoria.

SERVIÇO – A Sede Administrativa da DPE-PB fica localizada na Rua Deputado Barreto Sobrinho, 168, Tambiá. O acesso para atendimento também pode ser feito pela Rua Monsenhor Walfredo Leal, 487, em frente a Faculdade Internacional da Praíba Paraíba (FPB).

*Estagiária

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