Ouvidoria da DPE-PB participa de Workshop de Formação Política para Mulheres

A Defensoria Pública do Estado (DPE-PB), por meio da sua Ouvidoria Geral, participou na última sexta-feira de um Workshop de Formação Política para Mulheres, realizado na cidade de Cabedelo. O evento aconteceu no auditório da UNIESP, conduzido pela Profª. Regina Célia Barbosa, idealizadora e mentora do evento.

O objetivo era capacitar mulheres que disputarão vagas nas casas legislativas e prefeituras, assim como fortalecê-las para o enfrentamento da misoginia, da violência de gênero, e racismo contra as mulheres no exercício de seus mandatos.

A ouvidora da DPE, Céu Palmeira, participou do evento como mediadora: “O foco da discussão foi a pouca representatividade feminina nas Câmaras de Vereadores, Assembleias e tantos espaços políticos que se tornaram espaços majoritariamente masculino. Na ocasião, tivemos a oportunidade de falar também sobre a Defensoria Pública, sobretudo do trabalho em rede desenvolvido na defesa e proteção às mulheres vítimas de violência no estado”, destacou a ouvidora.

Dezenas de mulheres, pré-candidatas na eleição deste ano, participaram do workshop. A organização lembrou que a violência política de gênero tem sido um grande obstáculo enfrentado por mulheres no parlamento e em múltiplas atividades constitucionais. “O objetivo do nosso encontro é capacitar o público feminino para enfrentar o pleito eleitoral de 2024 e trazer estratégias de defesa para as lideranças comunitárias”, pontuou a professora Regina Barbosa, que também é vice-presidente do Instituto Maria da Penha (IMP).

Por Larissa Claro

Mais Notícias