Ouvidora da DPE-PB se reúne com autoridades em Brasília para discutir fortalecimento das Ouvidorias

A ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), Maria do Céu Palmeira, participou de segunda a quarta-feira (18), em Brasília, de reuniões com autoridades para tratar do fortalecimento das Ouvidorias das Defensorias Públicas Estaduais e da União. A convite do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas (CNODP), do qual faz parte, a ouvidora também integrou a comissão de implementação da Ouvidoria Externa da Defensoria Pública da União.

Participaram da comissão a presidente do Conselho e Defensora Pública da Bahia, Sirlene Assis, o diretor de Assunto Parlamentar e Ouvidor da DPE-PI, Djan Moreira, além das ouvidoras, Cida Caovilla, da DPE-SC, e Patrícia Almeida, da DPDF.

Durante a ida a Brasília, os ouvidores participaram de encontros com o presidente do Conselho Superior da DPU e Defensor Público-Geral Federal, Daniel Macedo, onde discutiram a implementação e fortalecimento da Ouvidoria Externa da instituição, um dos projetos mais aguardados pelo órgão.

Além disso, o grupo se reuniu com os ministros do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias; das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; dos Direitos Humanos, Sílvio Almeida, e ainda com o Secretário de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira. Na ocasião, abordaram pautas em favor dos assistidos das Defensorias Públicas de todo o país.

Também foram cumpridas agendas com a deputada federal Erika Kokay, que já admitiu ser grande admiradora da instituição e entusiasta do Movimento das Ouvidorias das DPs; e com o vice-presidente do Senado, o paraibano Veneziano Vital do Rêgo.

“Tivemos um grande apoio dos ministros, políticos e membros da Defensoria Pública da União para fortalecer as Ouvidorias de todas as Defensorias, órgãos que acolhem e escutam os apelos dos assistidos pela instituição. Ficamos muito felizes em poder contribuir com esta pauta. Este é o nosso compromisso como representantes ativos da sociedade civil”, ressaltou Céu Palmeira.

Mais Notícias