Por: Larissa Claro – Publicado em: 28.06.2019
Em 35% das comarcas do Estado, o atendimento da Defensoria Pública estadual já acontece por meio do sistema de Solução Avançada em Atendimento de Referência (Solar): uma ferramenta moderna de gerenciamento que garante mais agilidade no atendimento ao público e permite o acompanhamento completo e detalhado do assistido de qualquer lugar do Estado. A estimativa é que em até um ano todas as comarcas do Estado estejam cobertas pelo sistema.
O Solar funciona como um “prontuário eletrônico” dos assistidos, já que o sistema compila informações desde o primeiro atendimento, registrando todo o histórico processual. Assim, é possível acompanhar o andamento do processo em todas as instâncias.
O sistema também permite acesso a documentos, matéria do caso e peças processuais. De acordo com o assessor técnico do setor de Tecnologia de Informação (TI) da DPE, Paulo Rogério, essa característica do sistema é importante porque facilita o trabalho do defensor público que precisa assumir algum caso em razão do afastamento de outro defensor, que pode se ausentar por motivo de saúde, férias, entre outros.
Outros recursos importantes do novo sistema são a possibilidade da criação de agendas dos atendimentos, com a inserção de datas e prazos, e a facilidade na produção de relatórios e na obtenção de dados estatísticos, como número total de atendimentos, ou número de atendimentos de determinada natureza, por exemplo.
“A ideia é que em até um ano o sistema esteja implantado em praticamente todas as comarcas do Estado”, disse Paulo, responsável pela instalação e treinamento do sistema em todo o Estado.
PARCERIA – Considerada uma das melhores ferramentas para atendimento no meio jurídico atualmente, o Solar foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia de Informação (TI) da Defensoria Pública do Tocantins e é modelo para diversas Defensorias Públicas estaduais do país, a exemplo do Espírito Santo, Piauí, Ceará, Goiás, Distrito Federal e Paraíba.