No Sertão, Defensoria propõe convênio com prefeituras e inaugura unidade móvel de atendimento

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) inaugurou, na última quarta-feira (7), sua nova unidade móvel. O atendimento aconteceu ao lado da Cadeia Pública de Itaporanga, no Sertão do Estado, e contou com a visita do prefeito do município, Dr. Azif, e do coordenador do Orçamento Democrático Estadual, Júnior Caroé. Nesta quinta (9), o ônibus-escritório segue na cidade, integrando a caravana de serviços Cidadania Democrática, atendendo a população que participa das audiências públicas do ODE. Na sexta (10), a caravana segue para Princesa Isabel.

“A Defensoria Pública faz todos os esforços para facilitar o acesso da população aos seus serviços, especialmente onde há maior vulnerabilidade social e jurídica. Esta unidade móvel simboliza o nosso compromisso com o acesso à justiça e a interiorização dos serviços, garantindo que ninguém fique sem oportunidade de lutar pelos seus direitos. Levar o atendimento itinerante até as pessoas privadas de liberdade e suas famílias é uma forma de reafirmar que a cidadania não se encerra com a prisão e que esses indivíduos também têm direitos que precisam ser assegurados”, destacou Madalena Abrantes.

Para o defensor Karielson Fernandes, este é um movimento importante da Defensoria para garantir os direitos das pessoas vulneráveis e hipossuficientes. “Isto mostra uma característica da Defensoria Pública que é aquela de não ficar esperando, mas de ir ao encontro daqueles que precisam do atendimento da instituição. Característica de tirar os defensores, os assessores, estagiários, de dentro dos gabinetes, de dentro das salas e fazer esse movimento de disponibilização para a população em geral e nesse caso, hoje, bem mais voltado para as pessoas em cumprimento de pena, para as pessoas da execução penal, que sabemos ser uma população bem vulnerável e bem excluída da nossa sociedade”, afirmou.

PARCERIAS – Durante a incursão pelo Sertão, a defensora pública-geral se reuniu com o prefeito de Itaporanga, Dr. Azif, e com a secretária de Finanças de Coremas, Jannymarla Lacerda. As reuniões trataram da formalização de convênios para ampliar o atendimento aos assistidos nas duas comarcas. Também estavam presentes os defensores públicos Karielson Fernandes e Rafael de Farias, das comarcas de Itaporanga e Coremas, respectivamente, e a consultora jurídica da DPE, Ciane Feliciano.

Texto: Larissa Claro e Luiz Filho

Mais notícias