DPE recebe visita de cortesia do secretário chefe do Governo do Estado

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) recebeu, nesta quarta-feira (19), visita de cortesia do secretário chefe do Governo do Estado, Roberto Paulino, que teve a oportunidade de conhecer as instalações da instituição, saber detalhes dos atendimentos feitos à população e ouvir as demandas das defensoras e dos defensores públicos para melhorar e ampliar a prestação de serviços no estado. A visita foi acompanhada pela defensora-geral, Madalena Abrantes, pelos sub-defensores Ricardo Barros e Silvio Porto, e demais membros da DPE-PB.

Durante o encontro, o secretário chefe visitou a maior parte dos Núcleos de Atendimento localizados na sede da Defensoria Pública, em João Pessoa, e pôde comprovar o esforço da instituição para receber e acompanhar os processos de pessoas assistidas em todos os municípios do estado. “Fiquei surpreso com a amplitude dos serviços que a Defensoria presta e quero parabenizar a diretoria e todos que fazem a instituição, que é um exemplo a ser seguido. Saio daqui impressionado, pois não sabia dessa grandiosidade e pude comprovar de perto”, afirmou Roberto Paulino.

Na ocasião, o secretário entregou a Madalena Abrantes um documento referente a uma emenda parlamentar destinada à Defensoria Pública pelo suplente de deputado federal, Raniery Paulino, quando este ocupava uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba. O recurso, no valor de R$ 107 mil, foi utilizado para a compra de computadores visando à melhoria dos atendimentos nos Núcleos da DPE-PB. “A Defensoria Pública possui o menor orçamento dentre os órgãos que compõem o sistema de justiça e, mesmo assim, conseguimos levar assistência a todos os paraibanos e paraibanas que nos procuram. Recursos como este ajudam não apenas a instituição, mas todos os cidadãos em situação de vulnerabilidade do estado”, avaliou a defensora-geral.

Madalena Abrantes ainda reforçou a necessidade de ampliação do quadro de defensores na Paraíba, lembrou que existe uma lista de aprovados no último concurso público à espera de nomeação e apresentou, ao secretário, o projeto para a nova sede da instituição a ser construída na capital paraibana, mas que ainda precisa de recursos. “Recebi algumas demandas que considero justas e o que a gente puder fazer para intermediar, para tornar esses laços entre a Defensoria e o Poder Executivo mais fortes, nós faremos”, disse Roberto Paulino, acrescentando que considera a atual relação entre as instituições muito positiva.  

A visita desta quarta-feira também contou com a presença do corregedor-geral da Defensoria Pública da Paraíba, Coriolano Dias, do defensor público Argemiro Queiroz, e das defensoras públicas Glória Oliveira, Fátima Diniz, Iricelma Bezerra, Iara Bonazzoli e Josefa Elizabete Barbosa.

Por Thais Cirino 

Mais Notícias