A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) deu mais um passo para a ampliação dos seus serviços no interior do estado. Na tarde desta terça-feira (11), a defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, e a defensora da comarca de Piancó, Alana Teles, estiveram reunidas com representantes da Prefeitura Municipal de Piancó para tratar da ampliação do atendimento aos assistidos da comarca, por meio da instalação de uma sede de atendimento da DPE-PB no município.
Elas foram recebidas pelo secretário de Controle Interno e Corregedoria, Antonio Leite Neto. Durante a reunião, o secretário assumiu o compromisso com a demanda apresentada pela Defensoria Pública, visando fortalecer os serviços da instituição e ampliar o acesso da população vulnerável à justiça. A secretária-chefe de gabinete, Suely Azevedo, também acompanhou a reunião.
“A instalação de sedes de atendimento próprias nas comarcas é um grande desafio para a Defensoria Pública, pois o nosso orçamento não comporta tamanha despesa. Para isso, parcerias com as prefeituras são fundamentais. Melhorar o atendimento da Defensoria na comarca é garantir direitos à população, sobretudo a quem mais precisa. Estamos empenhados em levar assistência jurídica gratuita e de qualidade a todo estado”, disse a defensora-geral Madalena Abrantes.
A defensora Alana Teles também ressaltou a importância de novas instalações para o atendimento da Defensoria na comarca e acrescentou que “o maior compromisso da Defensoria é assegurar que os cidadãos mais vulneráveis tenham seus direitos protegidos, independente da sua localidade”.
Atualmente, o atendimento da DPE-PB é realizado no Fórum Desembargador Luiz Sílvio Ramalho, que fica na Avenida Adalberto Lopes Leite, número 0, no bairro Campo Novo. Também fazem parte da comarca os municípios de Aguiar, Catingueira, Emas, Igaracy, Nova Olinda, Olho D’Água e Santana dos Garrotes.
Texto: Felipe Bezerra