Ampliar o acesso à informação e fortalecer redes de proteção nos territórios são passos fundamentais para garantir que mais mulheres conheçam e exerçam seus direitos. Com esse objetivo, a Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) participou, na última quinta (11) e sexta-feira (12), da formação do terceiro módulo do projeto Defensoras Populares, iniciativa que prepara lideranças femininas para atuar na promoção e multiplicação dos direitos das mulheres em suas comunidades.
A etapa foi conduzida pela defensora pública Mariane Fontenelle, responsável por abordar conteúdos relacionados ao Direito das Famílias sob as perspectivas de gênero, raça e classe. Os encontros aconteceram em João Pessoa e Campina Grande, respectivamente, e um novo momento formativo está previsto para a próxima quinta-feira (18), no município de Sousa.

A abertura do módulo contou com a participação da senadora Daniella Ribeiro, idealizadora do programa Antes que Aconteça, iniciativa à qual o projeto está vinculado e que tem como foco o fortalecimento de políticas públicas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher.
O objetivo desta etapa é capacitar as defensoras populares para identificar, acolher e encaminhar demandas relacionadas a conflitos familiares, além de situações de violação de direitos envolvendo famílias, infância e juventude.
A capacitação combina exposição dialogada sobre o tema com estudos de caso e simulações práticas, aproximando o conteúdo teórico das experiências concretas vividas pelas participantes em seus territórios. Segundo Mariane Fontenelle, o caráter multiplicador do projeto reforça a missão institucional da Defensoria na promoção da educação em direitos.

“A Defensoria é parceira de projetos voltados à educação em direitos por sabermos que a informação adequada transforma a realidade das pessoas e é uma ferramenta de proteção. Confiamos que as lideranças que estão participando das formações serão multiplicadoras desse conhecimento, criando uma rede de apoio, acolhimento e fortalecimento na vida de mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade em todo o estado”, ressaltou a defensora pública.
Entre as participantes da formação, a multiartista Joana Marques, de 59 anos, destacou o impacto do encontro e o espaço de troca proporcionado pela capacitação. Para ela, o módulo ampliou reflexões importantes sobre as diferentes configurações familiares e reforçou a importância do compartilhamento de experiências como ferramenta de transformação coletiva.

“Costumo dizer que quando uma história é contada, outras histórias se abrem. Eu amei a capacitação. Foi um encontro cheio de aprendizado, escuta e trocas significativas. O tema nos convidou a refletir sobre as diversas formas de construção das famílias ao longo da história, ampliando nosso olhar e fortalecendo o respeito às diferentes realidades e trajetórias de vida. Saí com novos conhecimentos, mas também com novas perguntas, reflexões e a certeza de que compartilhar experiências é uma forma potente de construir caminhos coletivos”, relatou.
ENCONTROS – Em João Pessoa, a formação aconteceu na Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) e reuniu uma turma de 65 mulheres. Já em Campina Grande, 35 lideranças femininas participaram da capacitação no Instituto de Polícia Científica (IPC). Para a etapa em Sousa, a expectativa é reunir mais 25 participantes no campus do IFPB no município. Ao todo, 125 defensoras populares foram selecionadas para participar das atividades formativas na Paraíba.
DEFENSORAS POPULARES – O projeto Defensoras Populares é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Acesso à Justiça (Saju), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Na Paraíba, a ação está integrada ao programa Antes que Aconteça, com foco na prevenção e no enfrentamento à violência contra as mulheres.
Texto: Larissa Claro
Fotos: Divulgação Antes que Aconteça




Você precisa fazer login para comentar.