Defensoria participa de reunião sobre esforço concentrado do TJPB

Por: Larissa Claro – Publicado em: 13.07.2018

 

Atendendo a uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) fará um esforço concentrado nos próximos 30 dias para analisar a manutenção da custódia cautelar e priorizar o julgamento dos presos provisórios há mais 180 dias. A recomendação – que estabelece um prazo de 30 dias, a partir da próxima segunda-feira (16) – também prevê a análise dos benefícios da execução quanto aos presos definitivos, especialmente no que tange à aplicação dos decretos de indulto e comutação.

A gerente de Articulação dos Defensores Públicos nos Estabelecimentos Penais (GOAGEP), Aline Araújo Sales da Silva (foto), participou da reunião no TJPB e explicou que a Defensoria Pública estará ainda mais atuante neste período em que os juízes estarão empenhados no cumprimento da recomendação expedida através do ofício 477244/DMF, pelo Departamento de Monitoramento e  Fiscalização  do  Sistema  Carcerário  e  do  Sistema  de  Execução  de  Medidas  Socioeducativas do CNJ.

“A Defensoria acha muito salutar a recomendação do CNJ, sensível a um momento de crise do sistema prisional e buscando dar celeridade aos processos, garantindo direitos dos privados de liberdade. Tenho certeza que nos próximos 30 dias esse esforço concentrado que envolve o TJPB,  Defensoria Pública e Ministério Público alcançará o rendimento almejado.”, ressaltou a defensora Aline Sales.

De acordo com o Ato do presidente do TJPB, Joás de Brito, publicado nesta sexta-feira (13) no Diário Eletrônico da Justiça, a Diretoria de Gestão Estratégica encaminhará às unidades judiciárias a relação das pessoas privadas de liberdade há mais de 180 dias. O ato também prevê, se necessário, a designação de juízes auxiliares e assessores de circunscrição para atuarem nas Varas com quantitativo expressivo de pessoas privadas de liberdade em caráter provisório ou em execução.

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.