A defensora pública-geral da Paraíba, Maria Madalena Abrantes, integrou a comitiva do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (Condege) que foi recebida, na última quinta-feira (20), pelo presidente da Câmara dos Deputados, o paraibano Hugo Motta. Esta foi a primeira vez em que um presidente da Câmara e representantes das Defensorias Públicas de todo o país se reúnem, marcando um passo significativo na luta pelo fortalecimento da instituição.
Durante a reunião, foram apresentados os principais desafios enfrentados pelas Defensorias Públicas nos estados e debatidas soluções para garantir a ampliação da atuação defensorial, conforme determina a Constituição Federal, que prevê a presença de defensores públicos e m todas as comarcas do país..
“Este encontro representa um marco para as Defensorias Públicas do Brasil. Ter a oportunidade de apresentar nossas demandas diretamente ao presidente da Câmara dos Deputados é um avanço importante na construção de uma política pública que fortaleça a instituição e amplie o atendimento à população”, destacou Madalena Abrantes.
A reunião também contou com a presença do vice-presidente da Frente Parlamentar das Defensorias Públicas, deputado federal Stêlio Dener, que reforçou o compromisso do Legislativo com a instituição. Como forma de agradecimento pelo apoio à causa defensorial, o presidente da Câmara recebeu uma placa de reconhecimento entregue pelos representantes do Condege.
O encontro abre caminho para futuras articulações entre a Defensoria Pública e o Congresso Nacional, visando garantir condições necessárias para que a instituição cumpra seu papel essencial na promoção da cidadania e no acesso à justiça.