Cresce procura por atendimento no Chat Online da Defensoria Pública

Por: Larissa Claro – Publicado em: 26.05.2020

 

Após mais de dois meses de medidas de distanciamento social, com a interrupção dos atendimentos presenciais, a Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) tem realizado atendimentos remotos na assistência jurídica das pessoas que não podem pagar um advogado. Só o Chat Online, disponível no site institucional (defensoria.pb.def.br), já registrou 1.449 atendimentos no período de sete semanas.

A procura tem crescido a cada dia, conforme mostra o gráfico (anexo), e para atender com mais qualidade, a Subgerência de Tecnologia da Informação da DPE realizou, no último final de semana, a substituição da ferramenta que opera o chat, com a ampliação de comarcas atendidas, melhoria na coleta de estatísticas e atendimento por videoconferência.

 

 

Além das cidades onde estão sediados os Núcleos Regionais – João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras e Guarabira -, o Chat Online incluiu atendentes de Alagoa Grande, Bayeux, Mamanguape e Santa Rita. Os cidadãos que residem em cidades não contempladas não deixam de ser atendidos via chat. Basta selecionar o Núcleo Regional mais próximo de onde vive, depois do primeiro atendimento, o usuário será direcionado para o defensor público da comarca correspondente.

Atendimentos de urgência – Durante o regime de trabalho remoto, instituído através de portaria, o atendimento está restrito às demandas de caráter urgente: quando há risco à vida ou de natureza alimentar; à liberdade, e ao perecimento de direitos.

Horário de Atendimento – O Chat Online fica ativo de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço. Após o preenchimento dos dados na janela do chat, os usuários deverão aguardar até que o atendente inicie a conversa. Dependendo do caso, o atendimento poderá evoluir para uma videoconferência.

Mais notícias