Capacitação de defensores debate o Apoio Psicossocial à Mulher em Situação de Violência

Prossegue até esta sexta-feira (4) o Curso de Capacitação para Defensores Públicos sobre o Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência. Mais de 60 defensores de várias cidades do Estado estão participando da capacitação na sede da ESMA, em João Pessoa, que aborda temas como “Rede de Assistência à Mulher em Situação de Violência”, “Consequências da Violência Doméstica para a Saúde Física e Mental das Mulheres” e “Apoio Psicossocial à Mulher em Situação de Violência”.

De acordo com a promotora de Justiça do Mato Grosso, Lindinalva Correia Rodrigues, cada vez mais é preciso estruturar a Rede de Atendimento às mulheres vítimas de violência, pois os casos só aumentam, uma vez que as mulheres estão mais conscientes da necessidade de denunciar. “Hoje em dia é imprescindível a presença da Defensoria nas audiências de casos de violência doméstica, pois os defensores tanto atuam na representação da vítima, quanto podem também representar o acusado, por isso é necessário conhecer em profundidade a Lei Maria da Penha”, disse.

A promotora também destacou que o evento promovido pela Defensoria Pública da Paraíba foi muito bem estruturado, pois reúne não só defensores, como também membros do Ministério Público, da Segurança Pública e do Judiciário. “A Paraíba avançou muito no atendimento às mulheres vítimas de violência, uma vez que há ainda estados no Brasil que exigem testemunhas para registrar a ocorrência de agressão, por exemplo. Há também problemas no deferimento de fiança pela autoridade policial e sei que aqui isto não acontece”, enfatizou a promotora Lindinalva Correia Rodrigues.

PROGRAMAÇÃO :

SEXTA – FEIRA – 04/04

8h às 10h – Palestrantes – Equipe Psicossocial do Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública: Yara Leite- Assistente Social Maria Socorro de Oliveira -Assistente Social João Maria Lobo Maia- Psicólogo

APOIO PSICOSSOCIAL À MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA

* Consequências da Violência Doméstica para a Saúde Física e Mental das Mulheres.

* Consequências da Violência Sexual para a Saúde Física e Mental das Mulheres

* Um Olhar sobre a Vivência das Mulheres (Por que as mulheres aguentam tanto tempo uma situação de violência?). Apoio Psicossocial à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Sexual

* A Importância da Intervenção Multidisciplinar

* Aspectos Específicos do Atendimento Psicossocial

10h às 10h30 – Coffee Break

11h – Encerramento com apresentação teatral “Marcas do Dia a Dia” da Companhia de Teatro Soluar.

 

Fonte: Ivani Leitão – ass. de imprensa

Mais Notícias