Órgãos criam GT para traçar alternativas pacíficas em ação de reintegração de posse

Por: Larissa Claro – Publicado em: 17.09.2019

 

As defensoras públicas Lydiana Cavalcante e Raíssa Palitot estiveram reunidas na última segunda-feira (16) com representantes de vários órgãos para discutir a criação do Grupo de Trabalho em Apoio às Ordens Judiciais de Reintegrações de Posse, que terá o objetivo de traçar alternativas pacíficas que envolvam ações de reintegrações de posse coletivas com determinação de despejo. A reunião aconteceu na sede da Corregedoria do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

Também participaram da reunião a secretária de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH), Gilvaneide Nunes; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves; o coordenador de Gerenciamento de Crises da PM, tenente coronel Roberto Costa Rodrigues; o corregedor geral do TJPB, Romero Fonseca; e os juízes auxiliares Marcos Sales e Carlos Neves.

“O intuito é de buscar soluções extrajudiciais para os conflitos, seja por meio da regularização da posse ou a retirada ordenada dessas famílias – que em sua maioria são de baixa renda, buscando amenizar as consequências da reintegração, como a realocação das famílias e o fornecimento do mínimo necessário para garantir uma retirada humanizada”, explicou a defensora Lydiana Cavalcante.

A primeira ação da DPE-PB dentro da comissão será o envio de oficios para o Ministério Público Federal (MPF) e Estadual (MPPB), Defensoria Pública da União (DPU), Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (SEDS), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Casa Civil para que estes órgãos possam nomear um representante para participar do grupo.

“A partir da indicação destes órgãos, faremos a primeira reunião de trabalho da comissão, que terá um papel fundamental na garantia dos direitos básicos das famílias se encontram em situação de vulnerabilidade”, adiantou Lydiana.

 

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.