Defensoria Pública da Paraíba e Prefeitura de Itaporanga discutem ampliação do atendimento jurídico no município

Com o objetivo de fortalecer a atuação da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) no Sertão do estado, a defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, se reuniu com o prefeito de Itaporanga, Azif Davi Lemos, para tratar da ampliação do atendimento à população hipossuficiente por meio da instalação de uma sede própria da instituição no município. Atualmente, a criação de um Núcleo da Defensoria Pública em Itaporanga está prevista em lei, mas ainda não foi implementada na prática.

Durante o encontro, o prefeito se comprometeu com o pleito da Defensoria, garantindo que buscará um prédio que possa abrigar a unidade da Defensoria Pública, garantindo, assim, melhores condições de atendimento para os cidadãos da comarca.

Para a defensora pública-geral, Madalena Abrantes, a interiorização da Defensoria Pública depende de um esforço conjunto entre os municípios, o Poder Judiciário e a própria instituição. “A ampliação do Núcleo em Itaporanga representa um passo importante para consolidarmos a presença da Defensoria em mais cidades do estado. Essa comunhão de esforços é essencial para garantirmos um atendimento jurídico acessível e de qualidade à população que mais precisa”, destacou.

O defensor público da comarca, Karielson Fernandes, ressaltou a importância da estruturação de um espaço próprio para a Defensoria Pública, considerando que o atendimento da comarca também abrange os municípios de Boa Ventura, Curral Velho, Diamante, Pedra Branca, São José de Caiana e Serra Grande. “Com um prédio adequado, poderemos atender com mais dignidade e eficiência toda essa população, garantindo que o direito à assistência jurídica gratuita seja efetivado da melhor forma possível”, afirmou.

A reunião também contou com a presença da consultora jurídica da Defensoria Pública, Ciane Feliciane.

Texto: Ícaro Diniz

Mais notícias