Crianças atendidas pelos serviços de acolhimento de João Pessoa tiveram uma manhã dedicada à arte e à cultura em comemoração ao Dia das Crianças, nesta quinta-feira (15). A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPPB), por meio do Núcleo Especial de Proteção à Infância e da Juventude (Nepij), e o Coletivo de Teatro Cara Dupla promoveram a apresentação do espetáculo “Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate”, no Teatro Ednaldo do Egypto, no bairro de Manaíra.
A iniciativa reuniu crianças das unidades de acolhimento Jesus de Nazaré, Morada do Betinho, Lar Manaíra e Casa Diagnóstica, além de participantes do serviço Família Acolhedora. A atividade buscou ampliar o acesso a experiências culturais e de convivência, reconhecendo a arte e o lazer como direitos fundamentais de crianças e adolescentes.
A defensora pública Mariane Fontenelle, coordenadora de Proteção à Criança e ao Adolescente, destacou a importância de assegurar esses direitos também às crianças que se encontram em situação de acolhimento. “Estamos proporcionando a elas o direito ao lazer, o direito à arte, dentro do teatro, com uma companhia local de teatro. Estamos todos muito felizes em participar, em viver esse momento com elas e poder sonhar junto com essas crianças por um futuro, por uma infância melhor”, afirmou.
ARTE E REFLEXÃO – Com direção e adaptação de Letícia Rodrigues, o espetáculo apresentou uma história que aborda temas como família, confiança, gula e egoísmo, estimulando reflexões sobre escolhas e comportamentos. Segundo a diretora, a identificação das crianças com os personagens é um dos elementos centrais da montagem.
“E as crianças vão se identificando através das personagens. ‘Ei, eu já me vi ali, parece comigo.’ E a gente faz questão de botar como espelho mesmo a Fábrica de Chocolate para que essas crianças entendam que tudo tem começo, meio e fim”, explicou Letícia, que também ressaltou a importância da parceria com a Defensoria Pública e da aproximação entre arte e educação.
Para Larissa Pereira, integrante de uma família acolhedora, a experiência representa uma oportunidade de proporcionar às crianças momentos de lazer e convivência. “Muito importante trazer as crianças, é cultura, é lazer e é divertido. É uma oportunidade que essas crianças têm de estar com todos nós”, destacou.
PARCERIA – A realização da atividade aconteceu com a autorização do Poder judiciário e teve o apoio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de João Pessoa, das direções das unidades de acolhimento e das famílias acolhedoras.
Texto e fotos: Felipe Bezerra
Você precisa fazer login para comentar.