3º Encontro da Defensoria Pública acontece no próximo dia 17 de maio, na Fundação Casa de José Américo

Acontece no próximo dia 17 de maio, em João Pessoa, o 3º Encontro da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB). O evento reunirá defensores públicos, servidores e estagiários para debater temas ligados a atuação defensorial. O defensor público do Rio de Janeiro, Franklyn Roger, e a defensora do Ceará, Lara Teles, são convidados do evento. Para garantir uma vaga, os interessados devem preencher o formulário a seguir: https://bit.ly/3UoKqiM.

Com o tema “Por uma atuação eficiente e transformadora”, o encontro acontecerá no auditório da Fundação Casa de José Américo, localizada na Avenida Cabo Branco, 3336, a partir das 9h. O evento é uma realização da Escola Superior da DPE-PB e acontece no mês em que é celebrado o Dia Nacional da Defensoria Pública e o Dia da Defensora e do Defensor Público, comemorados no dia 19 de maio.

A programação terá início com a palestra “Prova Testemunhal na Prática: uma abordagem entre a ciência e o fórum”, que será ministrada pela defensora pública do Estado do Ceará, Lara Teles. A palestrante é mestra em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e professora da Pós-Graduação em Ciências Criminais da Universidade de Fortaleza e da Pós-Graduação em Tribunal Júri do Círculo de Estudos pela Internet (CEI). É autora do livro “Prova Testemunhal no Processo Penal”, que já está em sua terceira edição.

O segundo tema do dia é “Defensoria como instrumento de transformação social”. A palestra será ministrada pelo defensor público do Estado do Rio de Janeiro, Franklyn Roger. Mestre e doutor em Direito Processual pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em cooperação com a Università degli Studi di Pavia, Franklyn também é professor de Direito Processual Penal e Princípios Institucionais na Universidade Cândido Mendes (UCAM) e da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (FESUDEPERJ). Ele ainda é autor de diversas obras e artigos jurídicos.

A diretora da Escola Superior da DPE-PB, Monaliza Montinegro, destaca que o terceiro encontro da Defensoria será uma grande celebração para todos. “O evento é uma oportunidade de celebrarmos juntos a nossa missão em prol da justiça e dos direitos humanos. Escolhemos uma data próxima ao Dia Nacional da Defensoria Pública, justamente por ser um momento de reflexão sobre a importância do nosso trabalho”, ressaltou a diretora.

CURSO DE FORMAÇÃO – Monaliza Montinegro também destacou que a programação proporcionará uma grande troca de conhecimentos entre os participantes, em especial, para os novos defensores e defensoras, que poderão ter um valioso momento de integração à instituição. “Este encontro também faz parte da programação do curso de formação dos novos defensores e defensoras, proporcionando uma valiosa integração entre eles e os que já estão na carreira. É uma oportunidade de trocar experiências, aprender uns com os outros e fortalecer os laços que nos unem na defesa do Povo Paraíba”, concluiu.

Por Daiane Lima

Mais Notícias