Defensoria recebe doação de veículo do TRT-13 para auxiliar no atendimento a comunidades

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) recebeu do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13) a doação de um veículo de passeio, do modelo Ford Focus. O Termo de Doação foi assinado nesta quarta-feira (4) pela defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, e pelo presidente do TRT-13, desembargador Thiago Andrade. A solenidade aconteceu na sede do tribunal, em João Pessoa, e contou com a presença de representantes do Instituto dos Cegos de Campina Grande, que também foi beneficiado com a doação de veículo pelo órgão.

“Queremos agradecer o gesto do Tribunal, representado pelo seu presidente, que tem um olhar sensível para o social e que reconhece a importância do trabalho da Defensoria Pública como instituição essencial para a Justiça e, sobretudo, para a promoção dos direitos humanos. Como instituição que possui um orçamento aquém das nossas necessidades, essas doações são sempre muito bem vindas”, ressaltou Madalena Abrantes.

De acordo com a defensora geral, o veículo será destinado prioritariamente ao atendimento realizado pela Ouvidoria-Geral nas comunidades. “A Ouvidoria da Defensoria Pública não é apenas um canal de comunicação entre o cidadão e a instituição. O trabalho desse órgão vai além, atendendo as comunidades, fazendo a busca ativa de pessoas em estado de vulnerabilidade que necessitam dos serviços da Defensoria para acessar seus direitos. Portanto, esse veículo será muito importante para fazer a Defensoria chegar a quem mais precisa”, justificou.

O presidente do TRT, Thiago Andrade, ressaltou a importância da Defensoria como órgão essencial à Justiça. “A Defensoria é o único caminho para a maioria dos cidadãos acessar à Justiça e o público é muito semelhante ao do TRT, que são as pessoas mais pobres. É uma instituição muito atuante, com certeza fará bom uso desse automóvel, e ficamos felizes em saber que ele será utilizado na promoção dos direitos humanos”, disse o desembargador.

DOAÇÃO – Um dos objetivos da doação realizada pelo TRT-13 é contribuir para a redução da frota de veículos. O órgão também aderiu ao Movimento Ambição Net Zero, do Pacto Global da ONU no Brasil, que pretende reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Como medida, tem promovido a substituição dos veículos tradicionais por novos modelos híbridos – cuja alimentação acontece por dois tipos de motores, sendo um a combustão e outro a eletricidade.

Por Larissa Claro

Mais Notícias