A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) receberá, nesta quinta-feira (11), um micro-ônibus do programa de combate à violência contra a mulher, Antes que Aconteça, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A entrega do veículo será realizada pela senadora Daniella Ribeiro, autora da iniciativa, às 9h30, na Comunidade Costa do Sol, em João Pessoa, e marca o início de uma nova frente de atendimento itinerante voltada especialmente às mulheres em situação de violência e populações vulneráveis.
Para marcar a inauguração da unidade móvel, a Defensoria realizará uma ação aberta ao público com oferta de serviços jurídicos, psicossociais e de cidadania, organizada pelos Núcleos Especializados de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem) e de Cidadania e Direitos Humanos (Necidh).
Durante a ação, o Nudem prestará orientações jurídicas sobre violência doméstica e familiar, direitos das mulheres e acesso à documentação civil básica. Também serão oferecidos atendimentos de Psicologia e Serviço Social, com acolhimento, escuta qualificada e encaminhamentos para a rede de proteção.
Já o Necidh participará da atividade com orientações sobre moradia, regularização fundiária, acesso a políticas habitacionais e outros direitos relacionados à cidadania e à dignidade humana.
Este é o primeiro veículo entregue pelo programa e a sexta unidade móvel da DPE-PB. A iniciativa prevê a realização de atendimentos itinerantes em comunidades vulneráveis, além de ações educativas, fortalecimento da autonomia feminina e acolhimento especializado, a partir da atuação do Nudem.
Inicialmente, o micro-ônibus atuará na Região Metropolitana de João Pessoa, contemplando os municípios de João Pessoa, Bayeux, Cabedelo e Santa Rita. O cronograma de atendimentos será divulgado posteriormente.
SERVIÇO:
O quê: Solenidade de entrega do micro-ônibus do Antes do Aconteça
Quando: 11 de junho de 2026
Horário: 9h30
Local: Av Paulista, s/n – Comunidade Costa do Sol
Em frente à Mercearia do Carioca
Texto: Larissa Claro e Luiz Filho
Você precisa fazer login para comentar.