Por: Larissa Claro e Thais Cirino – Publicado em: 26.04.2023
Se você tivesse que definir a missão da Defensoria Pública em pouquíssimas palavras, o que você diria? A pergunta é, na verdade, um desafio lançado a membros, servidores e estagiários da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB), convocados a colaborar com a criação do novo slogan na instituição. O concurso interno faz parte das mobilizações em torno do Mês da Defensoria Pública, celebrado em maio.
Para participar, os interessados devem se inscrever por meio de um formulário – ACESSE AQUI – sendo permitida até duas propostas por autor.
A escolha será realizada em duas etapas. Na primeira, os integrantes da Defensoria Pública poderão encaminhar suas sugestões por meio de formulário online até o dia 8 de maio. Após o prazo estabelecido, um comitê avaliará se as frases sugeridas estão em conformidade com as regras do concurso e depois seguirão para votação interna. Todos os integrantes da Defensoria Pública, sejam defensores, servidores e estagiários, estão aptos a votar. A proposta que receber mais votos será considerada a vencedora.
A frase precisa definir a atuação da Defensoria Pública em favor dos paraibanos, ser inédita e possuir no máximo 50 caracteres (incluindo espaçamentos). As sugestões consideradas em desconformidade com as diretrizes serão desclassificadas. O documento completo contendo as regras do concurso está disponível no site da instituição e pode ser consultado aqui.
O slogan escolhido será utilizado nas iniciativas de mobilização no âmbito de atuação institucional e será tornado público no dia 19 de maio, Dia Nacional da Defensoria Pública.
“O acesso à justiça é um direito fundamental do cidadão, previsto na Constituição Federal de 1988, e o trabalho da Defensoria Pública garante que, mesmo aqueles que não podem pagar um advogado, tenham o acesso à defesa e à mecanismos para lutar por seus direitos. Isso é um resumo a nossa atuação e pode ser um norte na criação de um novo slogan para a instituição”, destacou a defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes.
Outros eventos e ações estão previstos para o mês de maio em celebração ao mês dedicado à Defensoria Pública, entre eles, a publicação de materiais informativos elaborados pela instituição contendo orientações à população paraibana sobre seus direitos.