Com o objetivo de aprimorar a comunicação da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), a Assessoria de Imprensa da instituição marcou presença no XVII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), realizado em Belém (PA) de 8 e 10 de novembro, na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA).
Promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (AM/PA) e do TJPA, o evento contou com palestras e painéis, reunindo profissionais renomados e referências nacionais nas áreas de comunicação e do Sistema de Justiça. A assessora de imprensa Larissa Claro representou a Defensoria Pública da Paraíba no evento.
A abertura ficou por conta da jornalista e escritora Cristina Serra, que abordou “A comunicação como instrumento de transformação e defesa das instituições”. A jornalista ressaltou que a desigualdade histórica leva a uma sociedade litigante e que esse litígio desemboca no Judiciário. E pontuou alguns desafios da comunicação para o sistema de Justiça: “Quando você tropeça numa palavra, como numa pedra, a comunicação não acontece”. disse.
“O sistema também é diverso e essa complexidade tem que ser compreendida por quem trabalha para que chegue na sociedade”, disse, acrescentando que a sobrecarga do Judiciário leva necessariamente a “necessidade de preparação das instituições a saber comunicar com a sociedade”.
Outro ponto de destaque foi a discussão sobre o papel da imprensa e do Judiciário nos eventos ocorridos em 8 de janeiro, durante a palestra intitulada “Debate Oito de janeiro e o trabalho da comunicação das instituições”, com as jornalistas Juliana Dal Piva, do portal de notícias UOL e Grazielle Albuquerque, pesquisadora nas áreas de política e sistema de justiça.
O evento também abordou questões relevantes, como a pauta “Amazônia: a pauta é uma arma de combate”, com a participação da jornalista e pesquisadora Fabiana Moraes e de Thuane Nascimento, diretora-executiva da Perifa Connection.
Na sexta-feira, os assesores de imprensa se reuniram para reuniões setorias, separadas por instituições. A reunião dos assessores de imprensa das Defensorias ocorrreu na Sede da DPE-PA, onde foram debatidos, entre outros temas, a retomada do Seminário Nacional de Comunicação das DPEs. A DPE-PB realizou a terceira (e penúltima) edição do evento, em 2018.
O último painel do congresso discutiu a temática “O acesso à justiça e os caminhos da comunicação”, contando com a participação da antropóloga Izabela Jatene, do engenheiro cartográfico Jean Ferreira e da presidente da FNCJ, Débora Diniz.
O evento também foi palco da apresentação das boas práticas desenvolvidas pelos departamentos de comunicação do Sistema de Justiça, finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. A cerimônia de encerramento incluiu a premiação dos vencedores em 12 categorias.
Por Larissa Claro