VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR

Olá!

Você sabia que a violência doméstica e familiar pode acontecer de diversas formas? Existem pelo menos cinco tipos de violência e nós queremos ajudá-la a identificar se você está vivenciando esse contexto. Se você acha que sim, a Defensoria Pública está aqui para te acolher.

Você vive ou já viveu algumas dessas situações?

  1. Ele tenta afastar vocês de amigos, parentes e vizinhos?
  2. Ele diz que você não precisa trabalhar e/ou estudar ou te proíbe de começar algum trabalho ou estudo?
  3. Você tem medo de ficar sozinha com seu namorado, noivo, marido ou companheiro?
  4. Ele olha com frequência, controla suas redes sociais? Ele exige saber das suas senhas de aplicativos, do celular, do banco?
  5. Você se sente sozinha, sem apoio, sempre com medo de que algo de ruim possa acontecer por causa dele?
  6. As brigas e agressões estão ficando mais frequentes e mais graves?
  7. Durante as brigas, ele parece ficar descontrolado e parece ser outra pessoa?
  8. Ele danifica, rasga, joga fora suas fotos, roupas, materiais de trabalho?
  9. Ele fica mostrando a arma que tem como se estivesse ameaçando você?
  10. Ele trata mal seus animais de estimação e/ou animais de rua?
  11. Você não termina o relacionamento com medo do que ele pode fazer com você e/ou com seus/as filhos/as? Ele fica pedindo para voltar, vai até o seu local de trabalho e fica te perseguindo após o término do relacionamento?
  12. Ele ameaça as pessoas da sua família? E as suas amizades?
  13. Ele te ameaça ou chantageia com frases como: “Se você não for minha, não vai ser de mais ninguém”?

Se você respondeu SIM para alguma dessas perguntas, você pode estar em situação de violência doméstica.

Caso deseje, nós podemos te atender.

Basta preencher o FORMULÁRIO e inserir seus dados.


CONHEÇA OS TIPOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR

A Lei Maria da Penha prevê cinco tipos de violência doméstica e familiar contra as mulheres. A gente vai te apresentar alguns exemplos de atos que podem ser considerados violentos.


VIOLÊNCIA FÍSICA

Qualquer conduta que atinja seu corpo ou sua saúde, como: empurrão, puxão de cabelo, mordida, chute, soco, tapas, jogar objetos em direção ao seu corpo, sufocar, beliscar.


VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA

Qualquer conduta que provoque dano emocional e diminuição da autoestima, que tenha o objetivo de degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação.

Exemplos: controlar o modo de se comportar fora de casa, as roupas, as amizades, proibição de contato com a família ou com outras pessoas, invadir a privacidade no celular, redes sociais, proibir de trabalhar, estudar, sair de casa sozinha.


VIOLÊNCIA SEXUAL

Qualquer conduta que force você a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que force você a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos.

Exemplos: obrigar a manter relação sexual somente sem o uso de preservativo, forçar uma gravidez.


VIOLÊNCIA PATRIMONIAL

Qualquer conduta que faça com ele tenha para si, subtraia, destrua parcial ou total seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.

Exemplos: não pagar a pensão dos filhos por vingança, para gerar desavença com você, rasgar roupas, jogar o celular na parede ou quebrar o celular de qualquer outra forma intencional, controlar o dinheiro, usar o bolsa família ou outro benefício sem o seu consentimento.


VIOLÊNCIA MORAL

Qualquer conduta que de calúnia, injúria ou difamação.

Exemplos: xingar, chamar de vagabunda, vadia, acusar você, sem ser verdade, de ter cometido algum crime, espalhar que você não é uma boa mãe, que não tem juízo, que é infiel.