Reeducandos da Cadeia de Alagoinha criam cordéis para o Dia das Mães

 

Com o intuito de homenagear as mães e demonstrar carinho nesta data tão especial, os reeducandos da cadeia pública de Alagoinha, no Brejo do estado, confeccionaram cordéis com a temática dos Dia das Mães para comemorar a data. A iniciativa fez parte das ações do Projeto “Abrindo a Mente para a Liberdade”, uma parceria entre a Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que incentiva o hábito da leitura através da literatura de cordel nas unidades prisionais do estado.

Na oportunidade, os custodiados participaram de uma roda de diálogo sobre a importância e as dificuldades da maternidade e produziram os cordéis por meio de uma oficina. Como acontece nas reuniões do projeto, também foram realizados processos educativos e atividades interdisciplinares, como a leitura oral, a escrita, e apresentação de conteúdo audiovisual. Ao fim, por ocasião das visitas prisionais, os reeducandos tiveram a oportunidade de entregar os cordéis às mães.

“Pensando na temática do mês das mães, aproveitamos para desenvolver a roda de conversas sobre maternidade e trabalhar a temática na oficina de cordel. Através disso, os reeducandos puderam se expressar e produzir textos relacionados ao tema. Trazer essa temática do Dia das Mães, possibilitou, além de uma troca de conhecimentos e a conscientização do papel e da importância dessa data, o fortalecimento dos vínculos familiares, já que as mães puderam ler o que foi feito pelos filhos”, relatou a defensora pública e autora do projeto, Monaliza Montinegro.

PROJETO – O Projeto “Abrindo a Mente para Liberdade” foi implantando com sucesso nas cadeias de Pocinhos e Piancó e na Penitenciária Feminina de Patos, e atualmente acontece na cadeia pública de Alagoinha. A iniciativa foi classificada em 1º lugar no Edital “UFPB no seu município”, e recebeu o prêmio Elo Cidadão, na categoria Educação.

Além de levar educação por meio da literatura de cordel, o projeto possibilita a remição da pena por estudo e/ou pela leitura dentro das penitenciárias, nos termos das Leis que regem a remição.

Mais notícias