Projeto Abrindo a mente para liberdade ganha Prêmio Elo Cidadão – Educação

Por: Daiane Lima – Publicado em: 21.12.2022

 

O projeto realizado pela Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na cadeia pública de Alagoinha, “Abrindo a mente para a liberdade”, foi premiado em 2º lugar na categoria educação do Prêmio Elo Cidadão 2022. A premiação reconhece a excelência dos projetos de extensão desenvolvidos junto à Universidade.

A iniciativa – realizada em algumas unidades prisionais do estado – tem o objetivo de incentivar o hábito da leitura em reeducandos por meio da literatura de cordel. Através do projeto, são realizados processos educativos e atividades interdisciplinares como a leitura oral, a escrita e a apresentação de músicas, filmes e obras de arte para abranger os conhecimentos dos custodiados. Em Alagoinha, o projeto também promove oficinas de cordéis para os reeducandos.

O intuito do projeto também é possibilitar a remição da pena por estudo e/ou pela leitura dentro das penitenciárias, nos termos das Leis que regem a remição. A DPE-PB também levou o projeto para as cadeias de Pocinhos e Piancó e para a Penitenciária Feminina de Patos.

A iniciativa já havia sido classificada em 1º lugar no Edital “UFPB no seu município”, e agora recebe o prêmio por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB.

De acordo com a defensora pública e idealizadora do projeto, Monaliza Montenegro, a conquista do prêmio solidifica o trabalho realizado até aqui. “A cada conquista sentimos que estamos no caminho certo. Cada encontro para nós é, também, uma oportunidade de aprendizagem: a educação como uma via de mão dupla, como tem que ser na Defensoria Pública”, ressaltou a defensora.

Mais notícias