Por: Daiane Lima – Publicado em: 20.10.2022
A Defensoria Pública da Paraíba, por meio do Núcleo Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM), reuniu nesta quarta-feira (19) representantes da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana (SEMDH) e da Patrulha Maria da Penha para tratar sobre meios de potencializar a atuação do núcleo nos serviços prestados às mulheres.
O objetivo é tornar mais eficaz o atendimento a mulheres vítimas de violência. Para isso, ficou acertada a criação de um fluxo específico de atendimento às mulheres encaminhadas pela rede.
Participaram da reunião a defensora coordenadora do NUDEM, Raíssa Palitot, a psicóloga do núcleo, Vanilda Luna, a assistente técnica Eliomara Abrantes, a gerente executiva de equidade de gênero da SEMDH, Joyce Borges, a coordenadora estadual do Programa Patrulha Maria da Penha, Mônica Brandão e a comandante da Patrulha Maria da Penha, Gabriela Jácome.
Durante o encontro, foi apresentado um panorama geral da atuação da Defensoria, bem como disponibilizadas informações sobre a assistência psicológica prestada a mulheres em situação de violência doméstica e familiar por meio do Projeto A-colher, desenvolvido pelo NUDEM, e ainda o trabalho realizado para a não revitimização das mulheres atendidas.
Já as representantes convidadas citaram os equipamentos disponibilizados pelo Estado no atendimento a mulheres em contexto de violência, como os Centros de Referência da Mulher, o Centro intermunicipal em Sumé, a Casa Abrigo para mulheres em risco iminente de morte, e a Casa de Acolhimento Provisório em Sousa. E ainda trouxeram demandas relacionadas à necessidade de assistência jurídica e psicológica às mulheres vítimas de violência em diversas regiões do Estado.