Por: Larissa Claro – Publicado em: 03.02.2022
Com os fóruns fechados e os Núcleos de Atendimento da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB) abrindo apenas parcialmente ao longo de 2021 por causa da pandemia, o programa Defensoria Itinerante desempenhou um papel fundamental na assistência à população vulnerável ao longo de 2021. Foram 40 cidades visitadas, beneficiando moradores de mais de 80 municípios (entre comarcas e termos de comarcas), e mais de 1,9 mil atendimentos à população.
De acordo a coordenadora da Itinerante, a defensora pública Josefa Elizabete, o programa superou a meta estabelecida para o ano e fez cumprir o seu papel, de chegar às pessoas que precisam da Justiça gratuita, mas não tem condição de viajar até a sede da comarca para buscar atendimento. Por causa da pandemia, a unidade móvel da DPE também deu suporte aos defensores públicos que atendem nos fóruns, proporcionado o atendimento presencial da Defensoria durante o fechamento dos prédios pelo Judiciário.
Mesmo em cidades com Núcleos da DPE, a exemplo de João Pessoa, Patos e Guarabira, a Defensoria Itinerante também foi acionada para atuar em mutirões junto às equipes locais.
“Passamos por mais um ano atípico e o que fica é um sentimento de satisfação e dever cumprido. Quero aproveitar pra agradecer o apoio de toda a equipe, sobretudo do defensor público Durval Oliveira, que coordenou os atendimentos nas cidades. A Defensoria Itinerante é uma ação muito importante da DPE-PB e seguirá em 2022 a todo o vapor”, ressaltou Josefa Elizabete.
A defensora pública também agradeceu o apoio das prefeituras municipais e câmaras de vereadores dos municípios, que forneceram a estrutura necessária ao funcionamento da unidade móvel e ajudaram a divulgar a presença da DPE nas cidades.
A primeira ação de 2022 já tem data: Bonito de Santa Fé recebe a Itinerante na próxima semana, de 8 a 11 de fevereiro, em frente à Câmara Municipal, na Rua José Arruda de Sousa, s/n – Centro.
CONFIRA AS CIDADES PERCORRIDAS EM 2021
JANEIRO: São Bento e Catolé do Rocha
FEVEREIRO: Princesa Isabel e Monteiro
MARÇO: Taperoá, Juazeirinho e Coremas
ABRIL: Santa Luzia
MAIO: Guarabira, Mari, Pilões, Pirpirituba, Araçagi
JUNHO: Coremas
JULHO: Ingá, Taperoá, Monteiro, Amparo, Prata, Sumé, Congo, Camalaú, São José dos Cordeiros, Parari, Livramento, Coxixola, Riacho de Santo Antônio e Alcantil
AGOSTO: Pedras de Fogo e Princesa Isabel
SETEMBRO: João Pessoa/Mangabeira
OUTUBRO: Patos, Bananeiras e Santa Rita
NOVEMBRO: Caaporã, Araruna, Alagoinha, São José de Piranhas e Piancó
DEZEMBRO: São Bento