A defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, participou na última sexta-feira (14) da visita institucional do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, ao Tribunal de Justiça da Paraíba, em João Pessoa. Ele esteve acompanhada da defensora pública Maria da Glória Oliveira.
O ministro esteve na Paraíba para participar de mais uma edição do Programa ‘Diálogos da Magistratura’, uma iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que recebe, no âmbito estadual, o apoio da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) e do TJPB.
O programa promove um novo desenho institucional na Justiça brasileira: a escuta ativa entre magistrados(as) e ministros do STF em nome da missão jurisdicional. Durante a visita, o ministro Luís Roberto Barroso ressaltou a importância do Judiciário como um serviço público.
“Dizem que a melhor maneira de conhecer os outros é ouvindo, ouvir os juízes, desembargadores, e saber os problemas e estreitar laços. A Justiça não é propriamente um poder ou só um poder, a Justiça é um serviço que se presta à sociedade”, ressaltou. Barroso falou sobre os esforços de sua gestão para melhorar a qualidade da Justiça e recrutar os melhores profissionais para a magistratura.
A DPG Madalena Abrantes ressaltou a importância da presença do ministro no estado e afirmou tratar-se de um momento de grande relevância e inspiração para todos os operadores do direito. “O programa Diálogos com a Magistratura tem se consolidado como um espaço privilegiado de troca de ideias, de reflexão e de aprimoramento das nossas práticas jurídicas. A vinda do ministro Barroso, uma das figuras mais proeminentes do cenário jurídico nacional, só enriquece e engrandece este evento”, disse Madalena Abrantes.
Por Larissa Claro