Por: Larissa Claro – Publicado em: 05.12.2022
O Defensor Público Coriolano Dias de Sá Filho foi nomeado pelo Defensor Publico Geral do Estado da Paraíba, Ricardo Barros, corregedor-geral da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) no biênio 2022/2024. A portaria foi publicada no Diário Oficial desta segunda (5). Ele assume o cargo a partir de hoje, mas a solenidade de posse ocorrerá na próxima quarta-feira (7), durante o evento de confraternização da DPE-PB, na casa de eventos Versailles Recepções.
Coriolano foi indicado pelo Conselho Superior com votação unânime (sete votos). Apenas dois únicos candidatos foram inscritos para concorrer ao cargo, ambos foram votados. O defensor Enriquimar Dutra da Silva, que atualmente é conselheiro da Instituição, recebeu três votos. De acordo com o DPG, a escolha do nome de Coriolano seguiu o critério do candidato mais votado, por ter mais representatividade entre a categoria, a exemplo de sua própria nomeação como DPG pelo chefe do Executivo.
“Fico muito contente em ser votado à unanimidade pelos amigos do Conselho e nomeado pelo DPG. Aproveito para parabenizar o colega Enriquimar pela disputa. Vamos trabalhar pelo engrandecimento da Defensoria e a melhor prestação jurisdicional aos necessitados”, ressaltou Coriolano, pontuando a convocação dos aprovados no concurso em andamento como uma prioridade da gestão para garantir um melhor atendimento à população que usa os serviços da Defensoria Pública.
“A melhoria do serviço não é um trabalho que não se faz sozinho, mas com o defensor geral, com os defensores adjuntos, os titulares e com os colegas do corpo administrativo. A Defensoria é uma célula viva, está em constante transformação e em transformação rápida. As demandas também aumentam e uma das estratégias da nova Defensoria é a adequação aos meios virtuais e valorização das medidas de conciliação. Espero também ajudar nisso e levar o melhor do serviço da Defensoria para o povo da Paraíba”, disse o novo corregedor.
Coriolano Sá é defensor público da classe especial (DP4), titular da 1ª Câmara Criminal do TJ e ocupou recentemente a cadeira do Conselho Superior por dois biênios: 2018/2020 e 2020/2022.