A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) esteve representada, nos últimos dias 22 e 23 de fevereiro, no I Encontro da Frente Afro-indígena das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil. O evento é uma iniciativa da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), por meio das Comissões Temáticas da Igualdade Étnico-Racial e de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, e do Fórum Justiça.
A defensora pública Aline Mota, coordenadora de Combate ao Racismo da DPE-PB, participou do evento, que foi um momento inédito para as Defensorias Públicas. “O evento foi um verdadeiro aquilombamento e aldeamento de defensores/as públicos/as comprometidos/as com a pauta étnico-racial e com o aperfeiçoamento de estratégias para dar efetividade à atuação institucional, tendo como paradigma a transversalidade das questões raciais que afetam as pessoas negras e indígenas do nosso país”, ressaltou Aline.
Ela acrescenta que os participantes – algo em torno de 100 – puderam “aprender e trocar experiências com os/as colegas de todo o Brasil e reafirmar nosso compromisso com a construção de uma Defensoria Pública contracolonial e verdadeiramente contramajoritária”.
O encontro aconteceu no auditório da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em Brasília e teve por objetivo incentivar as atividades de capacitação junto a membros(as) e servidores(as) da Defensoria Pública, com foco em problemáticas relacionadas ao atendimento aos(às) usuários(as) da Instituição, a partir de uma ótica étnico-racial. A ideia foi promover discussões a partir de falas de especialistas e ativistas para romper com a reprodução de violências sistêmicas, inclusive dentro das Defensorias Públicas.
Para ler mais sobre o evento, acesse o site da ANADEP.
Por Larissa Claro