A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) empossa, nesta terça-feira (26), dois novos defensores(as) públicos(as) aprovados no 2º concurso para ingresso na carreira da instituição. Eles vão atuar nas comarcas de Coremas e Piancó, no interior do Estado. A cerimônia acontecerá durante a 130ª Reunião Ordinária do Conselho, que está marcada para as 14h, na Sede Administrativa.
Rafael de Farias Beltrame e Alana dos Santos Teles assumem as vagas deixadas pelos defensores Sabrina Bruna de Oliveira Rigaud e Bruno Cavalcanti Pedote, que pediram exoneração em novembro.
Natural de Santos (SP), Rafael chega à Paraíba para assumir o cargo de defensor público pela primeira vez. “A expectativa é muito boa, estou animado para poder atuar em favor da população paraibana”, disse o novo defensor da comarca de Coremas.
Já Alana, que é natural de Feira de Santana (BA), chega na comarca de Piancó com a experiência adquirida no estado do Paraná, onde atuou como defensora pública estadual por um ano e oito meses. Ela conta que está feliz em poder contribuir para o acesso à justiça do povo paraibano e para o crescimento e desenvolvimento da Defensoria Pública da Paraíba.
Depois de empossados, os novos membros passarão pelo Curso de Formação da Carreira, organizado pela Escola Superior da DPE-PB, e, só então assumirão as suas respectivas comarcas.
De acordo com a defensora geral da Paraíba, Madalena Abrantes, a nomeação dos novos defensores é uma medida que visa garantir a continuidade dos serviços prestados pela Defensoria Pública no Sertão paraibano. “Esperamos ter as condições de, em breve, convocar novos aprovados para suprir o déficit de mais de 100 defensores em todo o estado”, disse Madalena.
Por Felipe Bezerra e Larissa Claro