A defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, fez questão de reafirmar o compromisso da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB) com o combate à intolerância religiosa no Estado, nesta quinta-feira, durante reunião com representantes do Fórum da Diversidade Religiosa da Paraíba. Também participaram da reunião a coordenadora de Igualdade Étnico-racial, Aline Mota, e a defensora pública com atuação no combate à intolerância religiosa, Lycia Maria Pereira.
Para a defensora pública-geral, Madalena Abrantes, o encontro foi muito produtivo e serviu para consolidar a parceria com a entidade, que auxilia o trabalho da Defensoria no combate aos casos de intolerância religiosa. “O intuito da Defensoria é garantir os direitos das pessoas, inclusive o direito à liberdade religiosa. Para nós, é de extrema importância ouvir as demandas do segmento e reafirmar o nosso compromisso de combater e inibir práticas que violem o direito desses indivíduos”, ressaltou a DPG.
Além de fortalecer os laços e agradecer a atuação da instituição no combate à intolerância, o Fórum apresentou uma pauta propositiva, com sugestões de cursos de aperfeiçoamento para membros e servidores da Defensoria Pública na área de liberdade e diversidade religiosa.
As capacitações, explica o coordenador do Fórum, Saulo Gimenez, deverão abordar aspectos relacionados à diversidade religiosa e casos de intolerância praticados na Paraíba. “Nossa intenção é participar do processo de formação dentro da Defensoria. O intuito seria tratar sobre crimes de intolerância religiosa, demonstrações de como as religiões sofrem com o preconceito, trazer uma abordagem sobre racismo religioso e questões das religiões consideradas minoritárias”, disse o coordenador.
Por Daiane Lima