Apenados da Cadeia Pública de Alagoinha, no Brejo paraibano, estão participando de aulões, organizados pela Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB), que visam prepará-los para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os encontros com os professores acontecem dentro da unidade prisional e abrangem todas as disciplinas exigidas no exame.
Os aulões são ministrados por docentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus III, em Bananeiras, a partir do projeto de extensão “Abrindo a Mente para a Liberdade”, que trabalha a literatura de cordel como forma de remição de pena. Na unidade prisional, seis apenados participam das aulas, mas a intenção da DPE é estender o benefício para outros públicos vulnerabilizados.
“Que esta iniciativa represente um símbolo de esperança e de um compromisso coletivo com a construção de uma sociedade mais justa, em que o acesso à educação seja verdadeiramente inclusivo”, destacou a defensora Monaliza Montinegro, diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, responsável por viabilizar os encontros.
PARCERIAS – Monaliza destacou que a ação só foi possível graças a uma rede de parceiros da Defensoria Pública, que incluem o Projeto Cursinho ProEnem e a equipe do projeto Abrindo a Mente para a Liberdade, do curso de Pedagogia da UFPB, a Prefeitura de Alagoinha e a administração da Cadeia Pública. “Todos unidos na expectativa de um futuro diferente para as pessoas que já se encontram privadas de todos os seus direitos”, acrescentou.
Por Thais Cirino