Defensoria Pública tem contas de 2023 aprovadas por unanimidade pelo TCE

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) aprovou nesta quarta-feira (9), por unanimidade, as contas da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB) referentes ao exercício de 2023. A sessão foi acompanhada pela defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, pelo subdefensor Institucional, Ricardo Barros, e pela consultora jurídica da DPE-PB, Ciane Figueiredo.
O relator da matéria foi o conselheiro Antônio Gomes Vieira, que acatou a recomendação do Ministério Público de Contas pela aprovação das contas.

Durante a sessão, o procurador do TCE-PB, Marcílio Toscano Franca Filho, destacou que, entre os órgãos autônomos da Paraíba, a Defensoria Pública é o único atualmente dirigido por uma mulher. Ele ressaltou ainda o reconhecimento internacional da Defensoria Pública brasileira, mencionando sua participação em missões internacionais, como em Timor-Leste. Para ele, valorizar a Defensoria Pública é fortalecer o Estado de Direito, por garantir a defesa do cidadão, muitas vezes em face do Estado acusador, representado pelo Ministério Público.

De acordo com Madalena Abrantes, a Defensoria Pública conseguiu avançar em várias frentes em 2023, com a ampliação de atendimentos e a busca constante por maior eficiência na prestação dos serviços.

“Nosso foco é garantir que o cidadão tenha acesso à justiça de forma rápida e eficaz, fortalecendo a atuação da Defensoria em todo o estado. A aprovação das contas representa o reconhecimento de que a administração foi conduzida de forma responsável, transparente e dentro dos parâmetros legais, além de demonstrar o compromisso da DPE-PB com a boa governança e a prestação de serviços públicos de qualidade”, ressaltou Madalena.

COMPOSIÇÃO – O Tribunal de Contas realizou sua 2467ª sessão ordinária remota e presencial, sob a presidência do conselheiro Nominando Diniz Filho. Na composição do quórum estiveram presentes os conselheiros Arnóbio Alves Viana, Fernando Rodrigues Catão, André Carlo Torres Pontes e Antônio Gomes Vieira Filho. Também os conselheiros substitutos Marcus Vinícius Carvalho Farias e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público de Contas esteve representado pelo procurador geral Marcílio Toscano da Franca.

Por Larissa Claro

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.