Defensoria Pública participa de reunião do Comitê de Gestão da Central de Vagas do Sistema Socioeducativo

Com assento no Comitê Interinstitucional de Gestão da Central de Vagas do Sistema Socioeducativo (Ciges), a Defensoria Pública do Paraíba (DPE-PB) participou no último dia 14 da segunda reunião do grupo, instituído no ano passado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, para discutir, entre outras pautas,  o regimento interno do Comitê e o plano de trabalho.

Durante a segunda reunião de trabalho também foram debatidos temas como a regionalização das vagas e a observância dos fluxos estabelecidos pelo Ato Conjunto para a recepção de adolescentes em unidades de internação. A Defensoria é representada no comitê pela defensora pública Berthezene Martins, coordenadora de Defesa do Adolescente em situação de Conflito com a Lei, do Núcleo Especial de Proteção à Infância e da Juventude (Nepij).

“O comitê tem como compromisso assegurar que o atendimento aos adolescentes em medidas socioeducativas seja realizado com eficiência e respeito aos seus direitos fundamentais. É construir um trabalho que vai além da regulação do acesso às vagas, qualificando a porta de entrada e fortalecendo tanto o acompanhamento quanto a integração social desses adolescentes e jovens”, explica Berthezene Martins.

CIGES – O Ciges foi criado por meio da Resolução da Presidência do TJPB nº 34/2024 e tem por finalidade o monitoramento, a orientação e o aperfeiçoamento da Central de Vagas, através de procedimentos técnicos, administrativos e judiciais para produção e publicização de dados sobre a gestão de vagas do sistema socioeducativo, resguardando dados pessoais de adolescentes e seus familiares.

CENTRAL DE VAGAS – A Central de Vagas é o serviço responsável pela gestão e coordenação das vagas em unidades de internação, semiliberdade e internação provisória no âmbito da política estadual de atendimento socioeducativo em meio fechado.

Texto: Felipe Bezerra

 

Mais notícias