A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) esteve presente na apresentação do Atlas Solarimétrico da Paraíba, realizada pelo Governo do Estado, nesta segunda-feira (27), no auditório do Sebrae, em João Pessoa. O atlas é uma ferramenta interativa que vai identificar as regiões mais promissoras de fonte de energia solar no estado.
Na ocasião, a DPE foi representada pelo subdefensor público-geral, Ricardo Barros, que avaliou a ferramenta como importante, uma vez que ela facilitará o acompanhamento das instalações de usinas eólicas no estado por parte das instituições. Também estiveram presentes, o governador João Azevêdo, o secretário de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga Filho, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, e a secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense.
De acordo com o governo, a partir do Atlas Solarimétrico, será possível consultar a infraestrutura disponível de subestações e linhas de transmissão, características de relevo, áreas de proteção ambiental, e outras informações, a fim de que seja conhecido o potencial energético viável dos pontos de vista técnico, econômico e socioambiental.
O atlas foi elaborado pelo Centro de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CGPDI) e desenvolvido a partir do modelo de transferência radiativa Brasil-SR, com a utilização de imagens de satélites e dados meteorológicos de 24 estações solarimétricas em superfície. O investimento total no projeto foi de R$ 1,2 milhão com recursos próprios do Estado.
Por Thais Cirino