Por: Daiane Lima – Publicado em: 18.10.2022
A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) colocou em ação na última sexta-feira (14) o projeto “Educar para Transformar”: uma iniciativa da Escola Superior em parceria com o Núcleo de Atendimento da DPE em Campina Grande, que leva aos estudantes da rede estadual de ensino educação em direitos por meio de palestras e debates. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia.
A primeira atividade aconteceu na Escola Bráulio Maia Júnior, no bairro Dinamérica, em Campina Grande, com a presença dos defensores públicos Mariane Fontenelle, diretora de ensino da Escola Superior, e Lucas Soares, coordenador do Núcleo de Campina Grande, além da professora Tatyane Martins.
A abertura contou com a participação do defensor público José Rodrigues Júnior, coordenador do Núcleo Especial de Proteção à Infância e da Juventude (NEPIJ), da Defensoria. A palestra voltada a alunos do 3º ano do Ensino Médio teve como tema os direitos da criança e do adolescente.
De acordo com a diretora geral da Escola Superior da DPE, Monaliza Montenegro, outros cinco encontros estão previstos, onde serão levados aos estudantes conhecimentos nas áreas dos direitos humanos, direitos das mulheres, direitos das pessoas com deficiência, direitos à saúde, além de um enfoque voltado para as drogas e suas implicações legais. Também estão previstos estímulos a realizações de produções textuais voltadas aos temas estudados.
“Queremos promover a educação em direitos e preparar os estudantes para o exercício da cidadania, bem como empoderá-los sobre os seus direitos. É uma oportunidade única de fomentar o pensamento crítico e auxiliar na trajetória acadêmica destes jovens”, ressaltou Monaliza.
Além da participação dos defensores na escola, também serão convidadas autoridades locais de Justiça para palestras e debates em sala de aula e ainda entregues premiações aos estudantes que produzirem as melhores redações relacionadas aos assuntos apresentados. O projeto será expandido para outras escolas da rede pública de forma gradual.