Defensoria Pública é homenageada em solenidade dos 95 anos da Seap

Durante o evento dos 95 anos da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP-PB), a Defensoria Pública do Estado da Paraíba foi homenageada pelo seu trabalho junto às unidades penitenciárias. O evento ocorreu na última terça-feira (14), no Centro Estadual de Formação de Professores, em Mangabeira, e também celebrou o Dia Estadual da Polícia Penal.

A honraria foi entregue pelo secretário de Administração Penitenciária do Estado, João Alves, que fez elogios ao trabalho da DPE-PB, destacando os relatórios de inspeção apresentados pela Coordenadoria Administrativa de Execução Penal (Caep). Participaram da solenidade a defensora pública-geral, Madalena Abrantes, o subdefensor público-geral institucional Sylvio Porto, e a coordenadora da Caep, Waldelita Cunha.

A defensora pública-geral Madalena Abrantes, parabenizou a Seap pelo trabalho ao longo de 95 anos e agradeceu a parceria do órgão com a Defensoria Pública nas últimas décadas. A DPG ressaltou que a homenagem feita à DPE é gratificante, pois mostra que a instituição realiza uma atividade de excelência nos estabelecimentos penais do estado, a partir de um esforço coletivo dos defensores públicos que atuam nestas unidades.

“Nosso principal papel é garantir às pessoas em situação de vulnerabilidade e hipossuficientes a assistência jurídica integral e gratuita. É com esta missão que nós estamos presentes em todas as unidades prisionais do estado”, ressaltou Madalena.

De acordo com a defensora pública Waldelita Cunha, atualmente, 67 defensores públicos estão designados para atuar em penitenciárias, presídios e cadeias públicas; oito defensores públicos fazem parte do no Grupo de Trabalho (GT) e também atendem nas cadeias públicas das comarcas desinstaladas. Waldelita acrescenta que 90% das pessoas privadas de liberdade são atendidas pela DPE-PB e reforça que o reconhecimento do trabalho é importante porque sinaliza que a atuação da instituição está no caminho certo.

Além de coordenar o trabalho dos defensores nos presídios, a Caep atua com requerimentos e pedidos de progressão de regime, extinção de punibilidade, pena de multa, livramento condicional, transferências, entre outras assistências junto às pessoas privadas de liberdade e a familiares de presos, juntamente com o Núcleo de Execução Penal e com a equipe dos projetos Visita Virtual e Porta de Entrada, executados a partir de um convênio com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

EVENTO – 
Durante o evento, ainda foram entregues homenagens a outras instituições do Estado que realizam ações em parceria com o sistema penitenciário, bem como realizado o lançamento do livro “95 anos – Secretaria de Estado da Administração Penitenciária”. Também foi realizada a apresentação do Coral Vozes para a Liberdade, formado por reeducandos do presídio Sílvio Porto, além de uma exposição de telescópios feitos por reeducandos da cadeia de Esperança.

Por Daiane Lima

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.