Por: Ascom-DPPB – Publicado em: 06.10.2017
A Defensoria Pública da Paraíba (DPPB) se aliou à Associação de Formação e Incentivo para o Nordeste Karente (Afink) para promover debates em escolas de Araruna, município localizado no Curimataú paraibano, sobre prevenção ao uso de drogas.
A instituição foi representada pelo defensor público Filipe Pinheiro Mendes, que é titular de Cacimba de Dentro com atuação na 2ª Vara Mista de Araruna.
Ao todo, a ação envolveu cerca de 200 alunos de duas escolas da cidade. Na terça-feira (3), o encontro ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Alves Torres. Já na quarta-feira (4), a palestra foi ministrada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benjamim Maranhão.
Segundo o defensor público Filipe Pinheiro, o evento foi uma oportunidade para difundir entre os adolescentes as consequências jurídicas mais comuns relacionadas ao uso e comercialização de drogas, tratando de causas, efeitos e penalidades. “Adotamos uma abordagem para além do discurso moralista, que vê o usuário como um criminoso ou uma pessoa marginalizada, explica.
Ele lembra que o modelo clássico de combate às drogas é um fracasso em nível mundial. “Devemos, por isso, concentrar nossas energias na prevenção por meio da conscientização, e este é o maior desafio, pois não basta mostrar para o jovem o mal causado pelas drogas. É preciso fazê-lo acreditar”, argumenta o defensor público.
CONSCIENTIZAÇÃO
As atividades de prevenção ao uso de drogas integram a programação do Projeto P.A.R.E. (Prevenção, Ajuda e Reabilitação de usuários de Entorpecentes), desenvolvido pela organização não-governamental Afink de Araruna. O trabalho, que contempla estudantes, educadores e pais de alunos das regiões do Brejo e Curimataú paraibano, é realizado em parceria com as secretarias de Educação, Ação Social e Saúde.