A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) participou, nesta quarta-feira (6) da solenidade de entrega da reforma e ampliação do Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE), realizada pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira (6), em Mangabeira. A obra estimada em R$ 5,2 milhões tem o objetivo de fortalecer as políticas públicas de ressocialização para jovens e adolescentes em conflito com a lei.
A instituição foi representada pela coordenadora de Defesa do Adolescente em situação de Conflito com a Lei, Berthezene Martins, que acompanhou as ações e avaliou que a iniciativa terá grande importância para o processo de ressocialização e modificação da realidade desses jovens.
“A unidade está toda reformada e a estrutura excelente. Fico muito feliz em observar que o Governo do Estado está com os olhos voltados para a socioeducação. Uma atuação importante tanto da gestão, quanto da Fundac, que realizaram esforços para a melhoria desse ambiente, bem como proporcionaram educação para esses garotos. A Defensoria é uma parceira deste trabalho, prestando atendimento jurídico para garantir o direito desses adolescentes”, ressaltou a defensora.
Participaram da solenidade o governador do Estado, João Azevedo, o presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac), Flávio Moreira. Além de autoridades municipais e estaduais ligadas à gestão.
REFORMA DA UNIDADE – Entre os locais do Centro Socioeducativo que receberam serviços de reforma, estão a ala protetiva com capacidade para 14 socioeducandos, alojamentos, sala de apoio para agentes, sala de visitação, sala de barbearia, sala de nutricionista, sala de informática, sala de psicólogo, sala de aula, sala de reunião, sala de serviço social, sala de raio-x, sala de apoio aos motoristas, cozinha, refeitório, despensa, biblioteca, coordenação pedagógica, postos policiais, guarita, posto de enfermagem, gabinete médico, gabinete odontológico, garagem, dentre outros ambientes.
Por Daiane Lima