O Núcleo Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), da Defensoria Pública da Paraíba, em parceria com a Prefeitura Municipal de São José do Sabugi, promoveu a palestra “Violências Invisíveis: Mulheres em Ciclos de Violência”, nesta quinta-feira (27). A ação faz parte da programação do mês de março, dedicado à luta pelos direitos femininos.
A iniciativa levou à população um debate sobre as violências invisíveis, frequentes em relações abusivas e que se perpetuam mesmo após o fim dos relacionamentos. Para a defensora pública Lorena Cordeiro, coordenadora do Nudem, é necessário que as mulheres tenham conhecimento desse tipo de violência para poderem tomar as providências. “A violência psicológica, moral e patrimonial muitas vezes não são percebidas, e conhecê-las é essencial para identificar os sinais de alerta, sobretudo no início”, explicou.
Os direitos da mulher em situação de violência também foi uma temática abordada no evento. Existem medidas protetivas de urgência e serviços que a mulher pode acionar em qualquer fase do ciclo da violência, como a própria Defensoria Pública e o Nudem, a casa-abrigo, a patrulha Maria da Penha, o Centro de Referência da Mulher e a Delegacia Especializada.
A secretária da Mulher e Diversidade Humana do município, Nathalie da Nóbrega, destacou que São José do Sabugi possui uma lei que garante o auxílio aluguel por 6 meses, prorrogável por igual período. Este auxílio é uma medida protetiva prevista na Lei Maria da Penha. “A parceria com a Defensoria Pública e com o Nudem é fundamental para avançarmos no combate à violência contra a mulher. São José do Sabugi está avançando na proteção às mulheres e um exemplo desse avanço é a lei municipal que institui o auxílio aluguel para as mulheres vítimas de violência”, celebrou Nathalie.
MÊS DA MULHER — Encerrando as ações especiais do mês de março, o Nudem realiza neste sábado (29), em João Pessoa, atendimento jurídico e uma roda de conversa sobre os direitos das mulheres no bairro de Mangabeira VIII. A ação acontecerá às 14h, na Comunidade Sonho Verde VIII (na Rua Lima Verde).
Texto: Luiz Filho